Autor: Camila Morgado Da Silva
Período: 2007-2
Orientador: Soraya Maria Ferreira Vieira
Resumo: Esta monografia tem como proposta traçar um panorama descritivo de como ocorreu a ascensão do nadador Thiago Pereira à um patamar mítico na esfera midiática e conseqüentemente na social. Para melhor compreender de que maneira a mídia cria seus mitos, serão analisadas as edições do jornal carioca O Globo, pertencente à empresa Organizações Globo durante a realização dos Jogos Pan Americanos de 2007 na cidade do Rio de Janeiro. Recorreu-se a literaturas de teóricos mais próximos da ciência comunicacional para melhor compreender a maneira como os mitos são formados na mídia. A pesquisa revela que o jornalismo esportivo é o grande palco de surgimento e desaparecimento de mitos, num movimento cíclico; e que Thiago conseguiu, com seu talento e eficiência na piscina, chamar a atenção do país para um esporte que estava há muito esquecido: a natação.
Palavras-chave: mito, mídia, esporte, Jogos Pan Americanos