Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE AS IMAGENS E OS TÍTULOS DE NOTÍCIAS PUBLICADAS NO JORNAL THE GUARDIAN DURANTE O ANO DE 2020

Título: Como o governo brasileiro e Bolsonaro foram representados na mídia internacional? Uma análise da relação entre as imagens e os títulos de notícias publicadas no jornal The Guardian durante o ano de 2020

Autora: Marina Ferreira Gouveia

Período: 2022-1

Orientadora: Mariana Ramalho Procópio Xavier

Resumo: Esta monografia tem como objetivo identificar e analisar como foram construídas as representações sobre o Brasil e sobre o governo Bolsonaro, através das linguagens verbais e não-verbais usadas pelo jornal britânico The Guardian, durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19. Para alcançar este objetivo, foi necessária uma prévia contextualização sobre teorias e definições acerca do jornalismo internacional, comunicação e política sobre as representações. Para tanto, utilizamos como bibliografia principal os trabalhos de João Batista Natali (2004) sobre a origem e o desenvolvimento do jornalismo internacional no Brasil e no mundo; o livro, Cultura e Representação, de Stuart Hall (2016) para explicar as diversas construções de sentidos acontecem em meio às culturas e diferenças sociais e sobre como a mídia pode ser um ator importante neste momento de identificação. Como corpus de análise, selecionou-se 13 matérias publicadas no site do jornal The Guardian, nas quais foram identificados padrões na intenção dos editores ao usar as imagens em conjunto com os títulos, como sendo contrastantes ou complementares. Procedemos as análises, procurando identificar as imagens projetadas provenientes do tensionamento entre os elementos verbais – nos títulos e subtítulos – e os elementos não-verbais, mobilizados pelas imagens. Foi possível notar que a representação retratada e divulgada sobre o governo Bolsonaro e o Brasil durante o ano de 2020 não é positiva e foi construída, principalmente, pro uma estratégia discursiva de ironia, muitas vezes colocando em contradição os fatos relatados com a postura do presidente representada nas imagens.

Palavras-chave: Jornalismo internacional; diplomacia midiática; política; representação; Bolsonaro.

Next Post

Previous Post

© 2024 Jornalismo | UFV

Theme by Anders Norén