Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Jornalismo Literário: Um mapeamento de seu espaço nas escolas de Jornalismo

Título: Jornalismo Literário: Um mapeamento de seu espaço nas escolas de Jornalismo

Autor: Ana Paula de Toledo

Período: 2007-2

Orientador: Ernane Corrêa Rabelo

Resumo: Esse estudo apresenta o Jornalismo Literário como uma das possibilidades existentes para superar a crise de paradigmas por que passa o Jornalismo contemporâneo com o surgimento das novas mídias. No entanto, não deve ser apenas praticado nas redações. Sua presença nas Instituições de Ensino Superior é vital. As Diretrizes Curriculares para a área de Comunicação e suas Habilitações proporcionaram liberdade às Instituições para formularem seus projetos pedagógicos e matrizes curriculares de maneira a atender às especificidades de cada região do país. O objetivo desse estudo foi mapear o espaço do Jornalismo Literário nas Instituições de ensino no Brasil, analisando, em um primeiro momento, as matrizes curriculares existentes nos sites das instituições que oferecem o curso de Jornalismo e, no segundo momento, diretamente com os coordenadores de curso, no intuito de descobrir de que maneira essa especialização do Jornalismo é oferecida aos estudantes. Os dados confirmaram a existência do Jornalismo Literário dentro das Instituições de Ensino, oferecido de maneira diferente em cada escola de Jornalismo, explicitando a flexibilidade das grades curriculares proporcionada às Instituições pelas Diretrizes Curriculares para a área de Comunicação e suas Habilitações.

Palavras-chave: Jornalismo, Literatura, Jornalismo Literário e Ensino

Next Post