Autor: José Agnaldo Montesso Júnior
Período: 2009-2
Orientador: Magnus Luiz Emmendoerfer
Resumo: A Comunicação hoje não é mais utilizada como simples ferramenta de divulgação pelas organizações, mas, sim, como uma ferramenta estratégica, alinhada com seus objetivos e visão. É utilizada, dentre outras funções, para a criação ou manutenção de uma reputação favorável junto aos stakeholders e no engajamento e satisfação para o trabalho do público interno. Com este objetivo, analisamos neste trabalho como o investimento na área de comunicação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, a Emater-MG, colaborou para o fortalecimento de sua reputação e na satisfação para o trabalho
dos funcionários. Focamos especificamente, como isso aconteceu na Regional da Emater-MG em Viçosa, após a contratação de um estagiário da área de comunicação. Destacamos também como a regionalização de estruturas de comunicação colabora para que estas ações sejam efetivas.
Palavras-chave: Comunicação organizacional, stakeholders, reputação organizacional, satisfação para o
trabalho, Emater-MG