Título: Em pauta Capricho, Nova e Claudia: Idealização das leitoras em diversas fases da vida
Autor: Clarice Moraes Machado
Período: 2010-1
Orientador: Janaina de Oliveira Nunes Ribeiro
Resumo: Em busca de fidelizar e conquistar o público-alvo a imprensa tem cada vez mais se esmerado na criação de produtos que causem identificação com o leitor. No caso das revistas femininas, os periódicos não só causam esta identificação como são carregados de ideologias e padrões de comportamento que são divulgados todo mês, influenciando milhões de mulheres. Mediante o uso de uma diagramação sedutora, temáticas pertinentes e do estímulo ao consumo, as revistas Capricho, Nova e Claudia tornaram-se verdadeiros guias da feminilidade, legitimando maneiras de ser mulher. Este trabalho propõe-se a analisar os três exemplares do mês de abril de 2010 destas revistas, aferindo seu conteúdo de capa, suas publicidades e duas de suas temáticas. Usando como referencial teórico pesquisas de estudiosos de renome como Umberto Eco e Stuart Hall, o presente estudo busca verificar como as publicações analisadas constroem sua leitora idealizada, no intuito de compreender como as mesmas se tornam simultaneamente espelho e reflexo das aspirações e questões cotidianas do universo feminino nas mais variadas fases da vida.
Palavras-chave: Revistas femininas, identidade, idealização, leitoras, faixa-etária