Título: Jogar para informar: Uma análise dos newsgames como linguagem na divulgação científica
Autor: Daniela Camila de Araújo
Período: 2010-2
Orientador: Janaína de Oliveira Nunes Ribeiro
Co-orientador: Carlos Frederico de Brito D‟Andréa
Resumo: A Divulgação Científica (DC) tem o importante papel de aproximar a ciência e a sociedade, oferecendo subsídios para que o cidadão compreenda e possa avaliar criticamente a informação científica. Contudo, para atingir seu objetivo, a DC ainda precisa superar as dificuldades para transformar o conhecimento técnico e científico em conteúdo assimilável ao público não especializado. Por outro lado, diante do atual cenário comunicativo, caracterizado pelas novas tecnologias de informação e comunicação, configura-se um novo público leitor, inclinado a escolher formatos que propiciem a interatividade e a multimidialidade, tornando- se um “leitor imersivo”. A conjunção destes fatores torna necessária a análise da Divulgação Científica sob a ótica das novas mídias. Entre os formatos que surgiram neste contexto, destacamos os newsgames, jogos baseados em notícias que desde 2003 tem causado curiosidade entre os profissionais de mídia e internet. Sendo assim, este trabalho propõe a análise dos newsgames como uma nova estratégia de linguagem para DC, procurando avaliar de que forma os jogos podem proporcionar uma transmissão mais eficiente da informação científica.
Palavras-chave: divulgação científica, interatividade, multimidialidade, leitor imersivo, newsgames