Autor: Fernando Henrique Nardy Costa
Período: 2010-2
Orientador: Ricardo Duarte Gomes da Silva
Resumo: Notícias sobre celebridades são frequentemente divulgadas nos mais diferentes veículos da mídia nacional. O envolvimento de algum personagem famoso em determinado fato é considerado critério de noticiabilidade, pois torna o acontecimento alvo de publicação ou transmissão. Produtos jornalísticos impressos, radiofônicos, televisivos e online atingem grande parte do público ao noticiar sobre o assunto, aumentando, desta forma, seus respectivos índices de vendagem e audiência. Os jornais impressos de estilo popular realizam abordagens peculiares em relação à vida dos famosos. O coloquialismo, a ironia, o humor e o sarcasmo são algumas características presentes nos enfoques conferidos às representações destas personalidades. O jornal “Meia Hora de Notícias”, do Rio de Janeiro, destaca-se como um impresso que promove o sensacionalismo e a espetacularização dos fatos, produzindo matérias cujas angulações são bem marcantes. O objetivo principal desta pesquisa é analisar os argumentos construídos em torno das representações dos personagens famosos que apareceram com maior frequência nas capas das edições do “Meia Hora”, entre os meses de março e junho de 2010. Após uma observação minuciosa de mais de 50 capas do jornal, um levantamento acerca dos personagens mais frequentes permitiu a realização de análises de conteúdo consistentes e significativas sobre os valores atribuídos a grandes celebridades do esporte, da música, da televisão e do Big Brother Brasil.
Palavras-chave: Jornalismo popular, personagens famosos, representações