Autor: Lorena Tolomelli da Silva Paes
Período: 2010-2
Orientador: Joaquim Sucena Lannes
Resumo: No contexto da intensificação da troca de informações pelo mundo, A Malhação é um programa de entretenimento da TV brasileira que também procura repassar uma carga informativa aos telespectadores. Voltada para o público jovem, a novela lida com assuntos relacionados à adolescência e temáticas sociais. O presente trabalho busca verificar se essa carga informativa é bem avaliada por estudantes de colégios com excelência de ensino, que apresentam um alto nível educacional. Para obter essa resposta, os alunos da primeira série do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, CAP/Coluni, foram entrevistados. Também foram entrevistados profissionais da área da psicologia e educação, com o objetivo de alcançar uma discussão sobre o assunto, trazendo a visão desse seleto grupo de estudantes sobre uma das mais populares e tradicionais atrações televisivas no meio jovem. Pode-se perceber que os alunos em questão consideram a Malhação informativa, mas preferem os jornais para desempenharem esse papel, uma vez que visam receber uma grande carga de conteúdo que os auxiliem diretamente nos exames vestibulares.
Palavras-chave: Malhação; adolescentes; qualidade da informação; CAP/Coluni