Título: Mundo Caixa: análise de uma rede social interna como ferramenta de comunicação e relacionamento
Autor: Titina Maia Cardoso
Período: 2010-2
Orientador: Carlos Frederico de Brito d‟Andréa
Resumo: O presente trabalho é uma análise do portal Mundo Caixa, plataforma de relacionamento dos empregados da Caixa Econômica Federal, Caixa Seguros, Grupo PAR, Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Fundação dos Economiários Federais (Funcef). Com um posicionamento de rede social online, esse canal de comunicação destinado ao público interno dessas instituições foi desenvolvido pela empresa PAR Relacionamento, integrante do Grupo PAR, para unificar os programas de fidelidade dessas empresas parceiras e disponibilizar serviços e conteúdo informativo para os seus funcionários. Além disso, a plataforma tem o objetivo de dar visibilidade a essas instituições
perante os seus empregados, concedendo espaço para que elas divulguem conteúdo, serviços e campanhas de relacionamento e recompensa. O Mundo Caixa configura-se, assim, como uma plataforma que atende tanto às necessidades do empregado de ser reconhecido e valorizado em seu ambiente de trabalho quanto à necessidade dessas empresas de se tornarem cada vez mais visíveis perante o seu público interno. Dentre os objetivos da pesquisa estão a caracterização e a análise dessa rede social, visando compreendê -la como um canal de comunicação e relacionamento; a apresentação e a análise do histórico e da proposta da plataforma; a caracterização e discussão da arquitetura da participação do Mundo Caixa; e o mapeamento e discussão das iniciativas de relacionamento e de mobilização do público interno através do portal.
Palavras-chave: Mundo Caixa; redes sociais; Comunicação Organizacional; comunicação interna; relacionamento.