Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Bahia de Todos os Santos: documentário sobre personagens comuns da Bahia

Título: Bahia de Todos os Santos: documentário sobre personagens comuns da Bahia

Autor: Jéssica Santana Lopes

Período: 2014-2

Orientador: Mariana Ramalho Procópio Xavier

Resumo: O projeto experimental Bahia de Todos os Santos é um videodocumentário produzido como Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social/ Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa. No documentário, baianos anônimos – como lavador de carros, artesão, vendedora ambulante, catador de lixo e cortadora de mandioca -, de sobrenome Santos das cidades de Vitória da Conquista, Porto Seguro e Ilhéus foram entrevistados. A escolha por esses personagens se deu devido ao objetivo de dar visibilidade a pessoas anônimas e que têm em comum o patronímico Santos e os papéis sociais que elas ocupam, e também, pelo fato desse sobrenome predominar na Bahia. Como embasamento teórico, adotou-se o aporte de autores que trabalham com o gênero documentário e conceitos como baianidade, representação social e Micro-História. Em relação à metodologia, o trabalho foi desenvolvido em três etapas: i) a pré-produção, que consiste na pesquisa bibliográfica e prospecção de fontes, ii) a produção em que ocorreram as filmagens e iii) a pós-produção referente à elaboração do roteiro, edição e confecção dos DVDs.

Palavras-chave: Bahia. Documentário. Anônimos. Santos

Previous Post