Autor: Mariana Tiso de Carvalho
Período: 2015-1
Orientador: Ana Carolina Beer Figueira Simas
Co-orientação: Prof. Dr. Henrique Moreira Mazetti
Resumo: Este trabalho teve como objetivo ressaltar a interrelação da Comunicação com a Educação, levando para o campo acadêmico processos participativos dialógicos de aquisição de conhecimento. Quando nos referimos à Educomunicação, não acreditamos em somente educar com ou para a mídia, isto é, apenas fazer uso de aparelhos midiáticos no ensino e/ou em práticas no espaço limitado da escola. Muito além, entendemos que os espaços educomunicacionais podem ser em qualquer lugar, inclusive e principalmente em locais informais, onde a maioria das práticas de diálogo aqui analisadas emergiram, se desenvolveram e são normalmente aplicadas. O interesse por este estudo surgiu tanto pelas experiências vivenciadas em duas comunidades de prática quanto pela vontade de experimentar o formato no contexto universitário. Entendendo o conhecimento como forma de experimentar o mundo, que é complexo e, ao mesmo tempo, singular a cada indivíduo, a questão central que norteou o estudo foi: Como processos dialógicos podem servir de
ferramenta à obtenção de conhecimento? A partir dessa questão, estudamos de que maneira as metodologias participativas de cocriação Círculo, Café do Mundo e Espaço Aberto podem ser utilizadas dentro de encontros da comunidade Art of Hosting. Tentamos também compreender qual a relação desse uso com as dinâmicas dos processos de aprendizagem. Nosso esforço esteve sempre em buscar uma apropriação, pela educação, dessas metodologias e ferramentas participativas que promovem conversas e aprendizagens significativas. Entre os resultados, apresentamos a importância de cada metodologia aplicada à vida, a práxis da soma das teorias edudialógicas com as metodologias de conversa para uma educação significativa, a possibilidade de sua aplicação na promoção da inter e da transdisciplinaridade no contexto universitário, a importância de dar importância ao encontro e a capacidade de construção de sujeitos críticos reflexivos-transformadores.
Palavras-chave: Educomunicação; Pedagogia do Diálogo; Art of Hosting; Processos Participativos