Autor: Ana Cláudia Richardelli
Período: 2016-1
Orientador: Rennan Lanna Martins Mafra
Resumo: O presente estudo desenvolve uma análise de anúncios produzidos pelo banco Bradesco, discutindo-os como lugar de tensionamentos que podem expressar as inúmeras contradições vinculadas aos discursos da sustentabilidade, tomada enquanto fenômeno contemporâneo. Por isso, parte de uma base teórica que se conforma por uma discussão sobre comunicação no âmbito das organizações – enquanto lugar de ensionamentos discursivos – e sua relação com a temática da sustentabilidade, emergente nos complexos contextos do capitalismo financeiro, nos quais os bancos se apresentam como organizações basilares e materializadoras de um projeto de sociedade. Sendo assim, ao tomar os anúncios publicitários como âmbitos da comunicação organizacional, que se constituem por tensionamentos discursivos diversos, o trabalho partiu para analisar cinco anúncios da campanha ‘’Banco do Planeta. Investindo, apoiando e informando’’ voltada a correlacionar o banco Bradesco com a temática da sustentabilidade. Assim, problematizando a aproximação entre capitalismo financeiro e sustentabilidade, no âmbito do anúncio, foi possível compreender a partir de noções como significante vazio e prática articulatória, o jogo discursivo proposto pela organização bancária, numa tentativa de atribuir, à sustentabilidade, um lugar hegemônico, apaziguador das próprias contradições do capitalismo financeiro protagonizado por tais organizações.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Capitalismo; Sustentabilidade; Discurso