Jornalismo | UFV

Produções laboratoriais e projetos de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFV

Grupo Êxtase – Arte, dança e cidadania (turnê 2009)

Título: Grupo Êxtase – Arte, dança e cidadania (turnê 2009)

Autor: Fernanda Torquato Braga Silva

Período: 2009-2

Orientador: Erivam Morais de Oliveira

Co-orientação: Solange Caldeira

Resumo: Há dois anos o Grupo Êxtase de Dança Contemporânea de Viçosa- MG vem se apresentando em Escolas Públicas Estaduais a fim de levar a sua dança a quem geralmente não tem acesso e contribuir para a formação de novos públicos de arte. Em 2009, patrocinado pelo Prêmio Cena Minas, oferecido pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais, o Grupo Êxtase viajou por cidades do interior de Minas Gerais e se apresentou em pátios e quadras de nove Escolas Públicas Estaduais e em um teatro. O grupo atingiu um público de mais de 4.400 crianças e adolescentes em suas apresentações. No sentido de divulgar a ação exercida pelo Grupo Êxtase, o Projeto Experimental de um fotodocumentário sobre sua turnê propõe o exercício da observação e utiliza a comunicação, o jornalismo e a fotografia, como ferramentas para olhar, registrar e refletir sobre ações sociais como essa e incentivar que outros grupos comecem a contribuir com a formação de um público crítico e apreciador de arte.

Palavras-chave: fotografia; fotodocumentário; dança; Grupo Êxtase; escolas públicas estaduais

Next Post

Previous Post