Autor: Mariana de Oliveira Barbosa
Período: 2017-2
Orientador: Rennan Lanna Martins Mafra
Resumo: Essa monografia procura identificar como práticas sociais de organizações, nas relações com os públicos, evidenciam modos de escolha na construção estratégica de suas reputações, tendo como foco empírico, os emergentes contextos interacionais digitais. Para isso foi organizada uma discussão teórica em torno da noção de reputação organizacional, baseada em conceitos e textos que promovem interfaces entre reputação, imagem, identidade e cultura, e também com a comunicação no contexto das organizações. Além disso, como fundamentação teórica, dois outros aspectos se tornaram importantes na construção dessa monografia: a noção de estratégia como prática social e os estudos sobre comunicação organizacional em ambientes digitais. Nesse sentido com vistas a compreender como as organizações contemporâneas, ao estabelecerem práticas sociais na interação com os públicos em ambientes digitais, fazem escolhas ao construírem suas reputações, foi realizada uma pesquisa com duas organizações: a Vivo (operadora de telefonia) e a Netshoes (comércio eletrônico brasileiro de artigos esportivos). Tais empresas foram escolhidas tendo como base os critérios de reputação da pior (Vivo) e da melhor (Netshoes), empresas no encaminhamento de conflitos com os públicos durante o período de 1 (um) ano, definidos pelo site Reclame AQUI – site investigado na pesquisa, juntamente com interações no Facebook e no site institucional de tais empresas. As principais conclusões apontam que, ainda que o Reclame AQUI apresente um parâmetro para classificação da reputação organizacional, as duas organizações fazem escolhas para a construção de sua reputação organizacional nos ambientes digitais, embora nenhuma das duas apresente diferenças significativas em termos de práticas sociais que considerem as interações com os públicos nos três contextos digitais aqui investigados. Além disso, é notório perceber o quanto os ambientes digitais irão cada vez mais solicitar das organizações que considerem as práticas sociais dos públicos como parte de suas estratégias organizacionais.
Palavras-chave: REPUTAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ESTRATÉGIA, PRÁTICA SOCIAL, AMBIENTES DIGITAIS