Título: Comunicação e Meio Ambiente: Um Estudo de Caso da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN
Autor: Natália Jael Fernandes Oliveira
Período: 2007-2
Orientador: Joaquim Sucena Lannes
Co-Orientador: José Benedito Pinho
Resumo: A presente monografia teve como objetivo avaliar o trabalho da Assessoria de Imprensa de uma grande empresa brasileira, a Companhia Siderúrgica Nacional, destacando as ferramentas utilizadas pelos profissionais da área, para criar e manter uma boa relação da empresa com a mídia e com seus públicos. Como comparativo analisou- se dois períodos da empresa, o ano de 2000 e os dias atuais. O trabalho traz uma revisão teórica sobre Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa, apresentando um panorama geral das funções dos profissionais da área e quais mecanismos de comunicação mais utilizados. Há ainda, informações de dois profissionais de comunicação de veículos da cidade de Volta Redonda, a respeito do relacionamento de tais veículos com a CSN e sua AI. Por fim há, ainda, a interface entre comunicação e meio ambiente e uma discussão sobre os aspectos legais de utilização dos recursos naturais e as vantagens de utilizar a comunicação para melhoria da imagem empresarial. O estudo leva à constatação de que a empresa não adota práticas especificas de comunicação para tornar público suas ações de relacionamento com o meio ambiente. Sinaliza, portanto para a importância da adoção de um planejamento estratégico, para
que a empresa possa melhor sua imagem perante seu público de interesse.
Palavras-chave: Comunicação Empresarial. Assessoria de Imprensa. Meio Ambiente.