Título: Comunicação e políticas públicas: reconhecimento, espaços públicos e discursos sobre o PNAE
Autor: Camila de Oliveira dos Santos
Período: 2016-2
Orientador: Rennan Lanna Martins Mafra
Coorientadora: Cátia Meire Resende
Resumo: Esta monografia é fruto de uma investigação sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar por meio de um olhar comunicacional. Com o objetivo de entender a midiatização do programa e os discursos criados em torno do mesmo, elegeram-se três objetivos: o primeiro foi investigar as práticas discursivas instauradas pelos vídeos divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sobre o programa de forma a entender se havia e como era dado o processo de reconhecimento dos agricultores participantes da política; investigar como a Fanpage do MDA se apresenta como um espaço de emergências de controvérsias públicas capazes de encaminhar alterações significativas no âmbito do PNAE e compreender a ordem discursiva instaurada no PNAE, de tal forma que se estabelecem em contexto midiatizados e presenciais. Para isso, a metodologia foi baseada na Analise de Filmes de Penafria (2009); avaliação da esfera pública criada na Fanpage do MDA de acordo com Sampaio (2012) para e para evidenciar a ordem discursiva instaurada nas relações do PNAE utilizou-se o conceito de estudo de caso por Ventura (2007) e o conceito de comunicação como um gesto indiciário, como apontado por Braga (2008). Como resultados, vimos que apesar do PNAE propor o reconhecimento dos sujeitos rurais que participam do programa, sua divulgação aponta para uma direção oposta, reforçando o caráter messiânico e disseminando padrões que precisam ser rompidos. Também, foi possível perceber que a esfera de divulgação criada em torno do programa não é utilizada de forma a melhorar a condução do mesmo a partir do estímulo a processos públicos de reflexão, baseada em intercâmbios de razões. E o quanto os discursos, muito mais dos que espaços de contestação, são, no caso do PNAE, espaços de reprodução de uma determinada ordem.
Palavras-chave: PNAE, reconhecimento, esfera pública, discurso