Infogram: Aprenda a utilizar esta curiosa ferramenta

Interface inicial do site. Destaque para o design criativo e animado, característicos da plataforma.

Sobre a ferramenta

Plataforma desenvolvida pela famosa empresa californiana de criação Prezi Rt, o Infogram se tornará a mais nova — e divertida — opção para melhorar e ampliar suas possibilidades de apresentar dados e informações de forma interativa e cativante.

Formada em 2012, a empresa dedica-se ao desenvolvimento de formas práticas e criativas de concepção de infográficos, mapas, slides, dashboards, e artes visuais para redes sociais. Para se ter noção da efetividade desta ferramenta, é importante salientar que o Infogram já conta com mais de 30,000 empresas de significância como suas usuárias, e, dentre elas, o Linkedin, o Msn e a estação televisiva pan-europeia Euronews.

A opção mais simples de utilização do serviço é o Basic Free, gratuito e que dá uma limitada gama de alternativas de design. Porém, para quem quiser explorar mais a fundo a ferramenta, há também versões pagas e recheadas de recursos a partir do valor de $19/mês.

Adorei! Mas como eu começo?

Primeiramente, deve-se ir ao site da plataforma e clicar no botão vermelho do centro com os dizeres “Join Infogram Now”.

Feito isso, será necessário preencher alguns dados básicos cadastrais, como seu e-mail e sua senha para a conta, seu primeiro e último nomes e o seu perfil de usuário. Logo após a parte cadastral, aparecerá uma tela bem colorida com várias opções para começar a realização dos seus projetos. Aparecerão escolhas para pôsteres, posts de Instagram, Facebook, infográficos, mapas e dashboards, além de ter a possibilidade de começar a partir de uma única peça gráfica. No nosso caso, escolhemos um infográfico.

Selecionado o modelo desejado, surgirá essa caixa de texto para adicionar o titulo principal de seu projeto. Feito isso, clique em “create”.

Em seguida, será aberto o modelo pronto com o layout desejado. Para fazer alterações nos texto e subtítulos, basta somente clicar sobre eles e editá-los conforme a sua preferencia. E para adicionar os dados pesquisados, clique em ”edit data” no canto superior direito.

Dessa forma, surgirá uma planilha pré-formatada onde você deverá inserir os dados do seu projeto clicando sobre as palavras que queira mudar. Repita esse processo em todos os gráficos necessários.

Por fim, para adicionar o gráfico em seu site, clique em ”share” e copie o link oferecido pela ferramenta na aba ”embed”.

Para ilustrar melhor o uso do infogram, deixamos abaixo o exemplo criado por nós:

,