Facebook Stories: “De que ano é a música?”

Para sair do tédio

O grupo resolveu criar um passatempo musical para os amigos do Facebook participarem. A intenção era descobrir qual público mais participaria da brincadeira, seria o público jovem ou o mais velho?

Para isso decidimos que cada membro do grupo personalizaria seus stories de teste musical, sem perder o objetivo central: testar os conhecimentos musicais dos usuários, que por sua vez, deveriam acertar de que década a música em questão pertencia.

Assim, ficou combinado que cada perfil deveria montar uma sequência com três stories, utilizando os mecanismos de enquete, música, texto e figurinhas:

Algumas considerações

Nenhum membro do grupo utilizava essa funcionalidade do Facebook, então não sabíamos que reação esperar dos nossos amigos, que alcance de visualização os stories teriam e qual público mais interagia. Depois de 24 horas da sequência disponível, os seguintes dados puderam ser levantados:

  • 20% a 27% dos perfis que visualizaram os stories responderam as enquetes;
  • As visualizações foram diminuindo conforme os stories avançavam. O primeiro storie possuía o maior número de visualização, decaindo no segundo e terceiro. Os usuários que não tinham interesse pela brincadeira, provavelmente, optavam por pular de perfil ou saíam dos stories;
  • Porém, o número de votantes das enquetes continuaram o mesmo durante a sequência. O que pode demonstrar certo engajamento por parte de quem escolhe participar;
  • O público que mais participou da brincadeira foi o público jovem, ainda que as músicas sejam consideradas “antigas” para esse público. Por um lado, isso pode ser correlato ao fato de que os perfis que publicaram a brincadeira correspondem a um perfil jovem também.
  • Quanto ao conhecimento em relação às músicas e suas respectivas épocas, em uma média dos acertos dos nossos stories, 95% acertaram as músicas dos anos 80, 83% dos anos 70, enquanto dos anos 90 foram 69,5% os acertos.
  • É importante observar que, apesar do bom número de acertos gerais, essa porcentagem vai caindo conforme o envelhecimento da música.

A funcionalidade

Apesar dos stories do Facebook ter ferramentas úteis e opções de personalização, percebe-se uma preferência do público jovem, e do grupo aqui, a utilizar a funcionalidade em outras plataformas, como a do Instagram, ou então utilizar a possibilidade de vincular o que se posta no stories do Instagram ao stories do Facebook automaticamente.

Algumas ferramentas que envolvem organizar letra e fonte, além de efeitos, não são utilizados na plataforma do Facebook, tornando a ferramenta mais prática em relação ao Instagram. Em uma experiência individual, foi possível perceber a diferença e algumas limitações nos stories do Facebook, em relação a outras redes sociais.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *