Firewall: Uma introdução para quem tem medo de pegar vírus abrindo sites de Torrent

(Imagem: images.idgesg.net)

O fato de que a maior parte da juventude brasileira está familiarizada com a tecnologia não é novidade para ninguém, mas apesar disso, quantos amigos próximos de você já tiveram que formatar o notebook ou até dar trocar de dispositivo por conta de problemas decorrentes de algum “vírus”? Esses jovens de fato sabem sobre o funcionamento dos processos virtuais que os mesmos desencadeiam todos os dias, ou estão apenas navegando as cegas pela terra sem lei que é a internet?

Não é incomum encontrarmos pessoas no nosso dia a dia receosas de acessar algum site específico ou baixar algum arquivo “x” pelo medo de infectar seu dispositivo com um malware. Mas afinal para pegar um vírus basta clicar em um link? É isso que vou tentar destrinchar nesse texto.

Para o seu alívio, não.

Na realidade, contradizendo o que acabei de te contar, há sim algumas possibilidades, mas são inúmeras as mecânicas dentro da internet e em apenas um texto não existe a mínima chance de conseguir abarcar todos os riscos. Mas, em uma situação cotidiana, onde você precisa acessar um site de procedência suspeita, clicar em um link não vai fritar seu notebook, isso se dá por conta do famigerado firewall.

Afinal, o que é Firewall?

Firewall, em tradução literal da língua inglesa, significa parede de fogo, pensando figurativamente no sentido do coisa, é possível perceber a razão dessa nomenclatura, já que o mesmo age contra uma barreira de possíveis riscos que teremos ao navegar na web.

Dentro de um dispositivo, ou de um sistema de dispositivos, existe um artifício, físico ou digital, cuja a função é exclusivamente filtrar e avaliar os pacotes de dados que chegam ao dispositivo através de alguma rede. É provável que você já venha tendo contato com softwares de firewall a sua vida toda sem mesmo saber, já que o próprio Windows, sistema operacional da maioria dos computadores no Brasil, trás consigo um firewall próprio.

Claro que o firewall sozinho não é suficiente para proteger sua máquina de todos as ameaças presentes na internet, principalmente de arquivos autorizados e executados pelo usuário, por isso é importante permitir que o computador trabalhe também com algum software antivírus, para que periodicamente ocorram varreduras nos arquivos do PC que garantam sua integridade.

Dá um click para entender um pouco mais!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *