Fonte: Twitter

Hacker: amigo ou inimigo?

O que são?

O termo Hacker, originário da língua inglesa, significa ”cortar algo de maneira irregular”. E é comumente usado para caracterizar pessoas que usam suas habilidades em computação para cometerem crimes. No entanto, essa definição está errada! Na realidade, hackers são aqueles que têm um conhecimento profundo de informática e computação.

computação, e seu principal objetivo é disponibilizar soluções inovadoras para sistemas existentes. Imagine se alguém inventar uma nova forma de usar o Power Point ou uma maneira nova de escrever no Word, esse seria um Hacker.

Quais as áreas de atuação em informática / Tecnologia?
Imagem: Oficina da Net

Onde atuam?

Hoje, tudo é feito pela internet. Desde uma simples compra de roupas, até os grandes sistemas de operações financeiras, por isso, a área se expandiu muito. Um Hacker pode atuar em setores da área forense, pesquisas de vulnerabilidade, engenharia de projetos, desenvolvendo softwares e até mesmo na gestão de sistemas empresariais. E esses profissionais podem ganhar muito por desenvolver sistemas de seguranças para grandes empresas.

Então quem são os inimigos?

Com o passar do tempo, as habilidades de computação e programação passaram a ser utilizadas como forma de invadir sistemas operacionais e empresariais e foi aí que a confusão começou. Na realidade, a pessoa que usa seu conhecimento para invadir e roubar dados confidenciais se chama Cracker.

O Cracker dribla sistemas de segurança operacional para proveito pessoal, jogando vírus na internet, baixando jogos que na realidade são pagos, clonando dados confidenciais ou roubando senhas por exemplo.

Anonymous: A legião

Anônimos convocam a população para agir com Bolsonaro no dia 7 de setembro  (veja vídeo) — Noticias SP+
Fonte: Pinterest

Anônimos, do inglês ”Anonymous”, são os Crackers mais famosos da internet. Fundado em 2003, seu objetivo principal é reunir grupos com vasto conhecimento operacional para agir a favor da população e sem revelar suas reais identidades. Sim, os Anônimos são ativistas!

Vamos relembrar alguns momentos chocantes dos Anônimos:

Black Lives Matter

O grupo já chocou o mundo diversas vezes ao desmascarar escândalos de corrupção e também ao se posicionar contra crimes de ódio. Os Crackers se pronunciaram sobre o assassinato do George Floyd (cidadão negro que foi morto pela brutalidade policial nos Estados Unidos) em 2020. Na época, o grupo prometeu divulgar outros crimes que ainda não tinham sido solucionados.

Entrevista com Anonymous: o que eles querem, fazem e o que são OPs? -  TecMundo
Imagem: TecMundo

Pedofilia

Em 2011, o grupo derrubou cerca de 40 sites de pedofilia e divulgou uma vasta lista de supostos usuários. Os membros do grupo fizeram um comunicado e anunciaram que a ‘Operação Darknet‘ havia retirado diversos sites de pornografia infantil do ar, e divulgaram certa de 1,5 mil nomes de suspeitos que consumiam o conteúdo.

Elon Musk

Isso mesmo que você leu, até mesmo o dono da Tesla já foi exposto pelo grupo.
Um suposto membro do Anônimos acusou o empresário de ter ”assassinado sonhos” ao fazer diversos tuítes sobre as criptomoedas.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *