A Internet das Coisas é o nosso futuro

Conceito

O conceito de Internet das Coisas (IoT), segundo o Tecnoblog, é uma grande rede de dispositivos do dia a dia conectados. Não trata-se de equipamentos como notebooks, smartphones, tablets e outros que dependam diretamente da internet. Nesse caso, diz respeito aos demais equipamentos que anteriormente não seriam beneficiados pelo uso da rede. Imagine seu fogão, lâmpadas, som, carro e câmeras migrando para o online. Esses são focos da IoT.

Imagem da Internet

Exemplos de Iot

O principal objetivo da Internet das Coisas é facilitar o dia-a-dia dos usuários, permitindo o uso dos elementos mais simples ou até automatizados. A seguir, alguns exemplos práticos da Internet das Coisas:

  • Luzes da casa podem ser programadas para acenderem em determinados períodos do dia ou acenderem e apagarem conforme a chegada ou saída das pessoas de suas residências
  • O ar-condicionado pode ser programado para alguns minutos antes da sua chegada em casa para que o ambiente já esteja refrigerado ao chegar em casa.
  • Produtos elétricos detectariam e informariam aos donos em caso de defeitos técnicos e internos dos eletrodomésticos
  • Monitoramento de Hospitais através de pulseiras smartwatches informando batimentos cardíacos e outras informações dos pacientes diretamente para a coleta de dados.

Para além de funções práticas do dia-a-dia, a Internet das Coisas pode auxiliar em questões de saúde como Berçários Infantis monitorados e a evolução da Identificação por Radiofrequência (RFID), desenvolvida durante a 2º Guerra Mundial, que utilizava chips para coleta e armazenamento de dados por sinais de rádio.

Imagem da Internet

O futuro da Internet é o IoT?

Segundo eles, sim. Juntamente com o 5G, que promete navegações mais rápidas , a tendência é de que mais produtos com essas tecnologias sejam desenvolvidos.

As aplicações são de diversas áreas, desde a saúde, vida privada, agricultura e lazer. Mas as preocupações dizem respeito ao processo dos usuários se tornarem “zumbis” ao dependerem apenas das tecnologias para questões práticas e simples do dia-a-dia.

Estas tecnologias estarão cada vez mais integradas ao nosso dia a dia, substituindo-nos em tarefas que são mais fáceis de serem resolvidas por inteligência artificial 

Bráulio Carvalho, especialista em IoT.
Vídeo do Youtube


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *