Crowdsoursing: Conheça 4 vantagens da nova ferramenta das empresas

Se duas cabeças pensam melhor que uma, imagine uma multidão de pessoas unidas pelo mesmo propósito: desenvolver ideias criativas e soluções eficazes. Incrível, não é mesmo? Atualmente muitas empresas têm utilizado uma nova ferramenta para trabalhar desta maneira. Para que você não fique de fora do assunto, hoje falamos sobre o Crowdsourcing e apresentamos quatro vantagens que vão fazer você querer implanta-lo em seu negócio hoje.

Antes de tudo, você sabe o que é Crowdsourcing?

Vindo do inglês, o termo é a junção de “crown” (multidão) e “outsourcing” (terceirização). Foi usado pela primeira vez por Jeff Howe e Mark Robinson em 2006, segundo os jornalistas da revista americana Wired, o Crowdsoursing explica como as empresas utilizam a internet para terceirizar o trabalho para multidão. Assim, a grosso modo podemos dizer o Crowdsoursing é uma espécie de terceirização coletiva, ou seja, é a contratação de um grupo de pessoas para a realização de determinado serviço ou resolução de problemas.

Foto do Google Imagens

Porque as empresas tem acolhido o Crowdsoursing ?

Segundo o professor de Inteligência Cientifica da universidade de Londres, Geoff Mulgam “A inovação social prospera na colaboração, em fazer coisas com outras pessoas e não apenas para elas […]”, assim o Crowdsoursing se torna uma opção rápida e prática para o desenvolvimento de novas ideias, afinal de contas já dizia o dito popular “a união faz a força”. Por isso grandes empresas como a Nokia, Unilever, o Google, Netflix, Coca-Cola e outras têm acolhido essa ferramenta que está entrando cada vez mais em uso.

4 vantagens do Crowdsoursing

Surgindo como uma evolução para as empresas o Crowdsoursing apresenta diversas vantagens, entre elas:

1- Aumento do engajamento

Muitas empresas que escolheram adotar o Crowdsoursing acabaram ganhando mais engajamento nas redes sociais. Um exemplo é a rede de cafeterias Starbucks que lançou em 2014 a chamada “White Cup Contest”, onde os consumidores podiam fazer artes criativas em seus copos e compartilhar através da hashtag #whitecupcontest. A ideia original do concurso veio quando a empresa observou que seus clientes costumavam desenhar nos copos brancos descartáveis. Foram compartilhadas milhares de imagens aumentando a visibilidade do Starbucks em diversas redes como Istagram e Facebook.

Foto do Google Imagens: Ganhadora da #WhiteCupContest Britta Lynn Thompson.

2- Diversas possibilidades

Como dito antes, se duas cabeças pensam melhor que uma quem dirá milhares de cabeças. Com o Crowdsoursing as empresas obtém diversas ideias para lançamentos de produtos, chamadas e insights valiosos que contribuem para a inovação.

3- Resolução rápida de problemas

Ao envolver a comunidade de consumidores o Crowdsoursing torna a resolução de problemas mais rápida. Por exemplo, em 2012 a plataforma de streaming Netflix lançou para o seu público um desafio que consistia em desenvolver um algoritmo 10% melhor na sugestão de filmes, a melhor ideia levaria um prêmio de U$1 milhão. A empresa por fim não utilizou a ideia vencedora, mas atingiu seu objetivo de juntar ideias que melhorassem seu desempenho.

4- Baixos custos operacionais

Se antes era necessário passar horas em uma sala entrevistando candidatos ou perder a tarde em reuniões cansativas para discutir projetos, hoje podemos encontrar o profissional perfeito e a solução que precisamos em apenas um clique. Uma empresa que se aproveitou desse termo é a Google. Em 2016 tivemos o lançamento do Crowdsource, onde os usuários podem realizar pequenas tarefas para melhoras seus aplicativos como o Google Tradutor e o Google Maps.

Agora que você já sabe como o Crowdsoursing é uma inovação incrível e vantajosa compartilha com a gente suas impressões, dúvidas ou experiências sobre o tema nos comentários.

E ai, você está pronto para essa nova etapa de soluções tecnologicas?

em