Spam: o mal que assola a internet

Entenda o que é e como combate-lo

Todo mundo já recebeu mensagens indesejadas, muitas vezes aleatórias, seja na caixa de correio, por SMS ou Email. Em sua maioria, tais mensagens são anúncios e essas são o Spam propriamente dito.

O spam (Sending and Posting Advertisement in Mass, na sigla em inglês que significa, envio e publicação de anúncios em massa) são mensagens eletrônicas postadas ou enviadas ao mesmo tempo para diversas pessoas, sem que as mesmas tenham solicitados as publicidades.

O nome surgiu por conta de uma esquete do grupo de humor britânico Monty Python, em que ao irem a uma cafeteria, veem que todos os produtos do cardápio são de uma marca de presuntos enlatados chamado Spam e, mesmo que o cliente quisesse outra coisa, era só o que tinha.

Normalmente ocorrem para fins comerciais, tendo como alvo a venda de produtos ou serviços. Entretanto, atualmente, a nomenclatura também foi adotada para se referir ao comportamento de espalhar notícias falsas e gerar tráfego para correntes nas redes sociais.

Com isso, eles podem servir de vetor de ataques do tipo phishing ou golpes mais elaborados criados por estelionatários.

Como os Spam conseguem seus dados?

Usando programas de computador, são varridas redes sociais, comentários em blogs, que solicitam o acesso via email ou outras plataformas e então são selecionados os endereço de email ou telefone.

Como identificar um Spam?

Lembre-se sempre, que em sua maioria são:

  • Mensagens enviadas sem sua solicitação
  • Possuem títulos apelativos, para chamar sua atenção
  • Pode conter notícias sensacionalistas
  • Email com caracteres aleatórios

Como evita-los?

Reprodução: Internet

No e-mail, o primeiro cuidado é sempre marcar como spam aquelas mensagens que você considera encaixarem na definição de anúncio indesejado. Isso irá orientar o serviço de e-mails que você usa para que saiba dar a destinação correta para eventuais novas mensagens desse remetente, não apenas para você, mas também para demais usuários da plataforma.

Outro cuidado necessário é evitar compartilhar notícias falsas ou correntes, sejam elas no email ou não, além de não compartilhar seu email ou telefone para qualquer site ou pessoa.

Vídeo do surgimento da nomenclatura:


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *