Do BlueRay ao Tudum

Presente no nosso dia a dia as plataformas de streaming são um sucesso do mundo digital. Sabe aquela música que você quer muito ouvir naquela hora e é só clicar no play que já começa a tocar? E aquela série que você fica “maratonando” horas sem sair do sofá? Então, todos esses serviços são oferecidos por grandes empresas, como o Spotify e a Netflix, mas disso você já sabe, o que você não deve saber é como eles são oferecidos.

Streaming nada mais é do que a transmissão, troca de dados, em tempo real entre um servidor para o seu celular, computador ou televisão.

Como o objetivo é assistir algo naquele mesmo momento, as informações são enviadas de diferentes maneiras para o usuário usufruir instantaneamente.

Mas você deve estar se perguntando, ” então streaming é uma forma de dowload?”. Não, streaming não é um dowload 2.0. Quando alguém baixa uma música, precisa esperar o servidor enviar todos os dados para o computador ou celular, para conseguir escutar o que queria. E todo esse processo pode demorar muito tempo dependendo da qualidade de conexão com a internet.

Outro ponto interessante e que difere muito o streaming do dowload é o fato que no dowload o arquivo fica armazenado na memória do aparelho do usuário. Já no primeiro serviço, as informações ficam armazenadas no servidor da plataforma de streaming.

Apesar da praticidade que os serviços de streaming oferecem, eles demandam uma ótima conexão de internet. E isso foi um dos fatores que retardaram a popularização dessas plataformas, pois apesar dessa tecnologia existir desde os anos 90, a qualidade de internet não era boa para proporcionar essa troca de informações. Porém, com a introdução da internet por banda larga, tudo se tornou possível.

Se você parar para pensar, toda essa troca tecnológica e social entre alugar um filme na locadora, comprar DVD ou BlueRay e esperar aquela novela passar na TV, foi há poucos anos atrás. E hoje temos o acesso a todos esses serviços com um simples clique na tela do celular, no controle remoto ou com uma simples palavra, Alexia.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *