Avatar, personificando usuários e marcas

Avatar é a personificação gráfica e visual que muitos usuários usam para conectar-se ao ciberespaço.

Os avatares podem conter características homônimas a seus usuários ou ser totalmente aleatório, dependendo da escolha de seu dono.

Conceito

significado de avatar vem do sânscrito avatãra, que é um princípio do hinduísmo e simboliza a vinda de Vishnu à Terra, do paraíso. Nesta descida, esse ser superpoderoso, a divindade, necessita de uma aparência terrena e cria para isso um corpo.

Seu significado deriva de um princípio do hinduísmo mas, também é possível encontrar menções na Bíblia Sagrada.

O conceito de avatar, como conhecemos hoje, foi usado pela primeira vez num jogo de vídeo game chamado Habitat, em 1986.

Avatar, como influenciadores virtuais

Afim de humanizar sua marca, muitas empresas tem apostado em avatares virtuais que tentam passar os valores, missões e visão aos seus clientes. Além de criar um ambiente interativo, moderno e descontraído, esses “influenciadores virtuais” estão sempre em dia com debates relevantes na internet, como, por exemplo, em relação ao meio ambiente sustentável.

Os respectivos avatares das Casas Bahia, Magazine Luiza e Natura: Baianinho, Lu e Nat (da esquerda pra direita)

Além das funções já descritas, os avatares terão grande relevância com a popularização do Metaverso, ganhando destaque como uma personificação 3D do indivíduo. Entenda abaixo uma das funções dos avatares no Metaverso:

Entender o conceito de avatar é também dar um primeiro passo para adentrar nesse novo mundo do Metaverso. E então, ansiosos!? O futuro é logo ali …

Fontes:

  • Significados : https://www.significadosbr.com.br/avatar
  • Bay Groups : https://baygroups.com.br/avatares-virtuais/
  • Olhar Digital : https://www.youtube.com/watch?v=M1ZzIjdQQaU

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *