Flourish- Uma corrida de informações

Fonte: https://covid19br.wcota.me/

Quer aprender a fazer uma apresentação de dados diferente e completa? Ou até mesmo montar lindos infográficos? Vem ler esse post que a gente te ensina!

Para começar, nós usaremos o programa Flourist que é uma plataforma digital, cheia de templates para otimizar seus trabalhos, pois possui diversos modelos e formas de infográficos.

Para acessá-lo é só entrar no Google. Logo, vamos para o passo dois, entre na aba templates lá você escolherá qual modelo você utilizará para a confecção da sua apresentação. Entre as opções temos gráficos de pizza, linha, mapa de projeção, mapa 3D… e uma infinidade de opções. É importante que você escolha a que mais combina com a informação que você deseja passar.

aba de templates

Nesse tutorial, te ensinaremos a fazer o  template  “corrida do gráfico de linhas”, em inglês line chart race.
Escolha o gráfico e em seguida ele abrirá a tela abaixo, com os dados em movimento.

aba de visualização

Como é um gráfico, é necessário que contenha os dados que você deseja mostrar, para isso é preciso preencher a tabela abaixo. Você pode fazer isso manualmente ou exportar alguma tabela já construída, como uma do Excel por exemplo, na aba carregar dados.

aba para inserir dados

Assim que os dados estiverem carregados, vamos para a parte da animação. A visualização pode ser feita em ranks ou scores. Mas o ideal é que utilize o score, pois assim a visualização fica muito mais clara.

Agora o último passo, onde você pode deixar o projeto com a sua cara! Na barra lateral, informada na figura ao lado, é possível alterar cor, tamanho, espessura das linhas, escala e até fazer a sua visualização mudar o sentido! Muito legal né?!

Agora é só apertar replay e ver o seu gráfico ganhando vida. Se gostou, testa aí e vem descobrir esse mundo de possibilidades que o Flourist te possibilita!

Autores: Letícia Guimarães, Maria Paula e Gabriel Castro