Tutorial Venngage

O Venngage é um serviço que permite seus usuários, sejam eles pessoas físicas ou empresas, produzirem os mais diversos infográficos, tabelas e designs de uma forma prática, fácil e direta. O site goza de uma vasta variedade de recursos e modelos já prontos para uso, além de dar a liberdade para aqueles que o usam criarem os seus próprios modelos.

Mas como exatamente funciona essa ferramenta? É isso que veremos agora neste breve tutorial.

1º passo: Criando uma conta no site

Ao entrar no site da ferramenta, você irá se deparar com o layout de inicio, onde estão contidas informações básicas destinadas para primeiros visitantes. Se você, assim como nós, nunca havia feito uso da ferramenta, o botão verde (cadastre-se gratuitamente), é o local onde se deve clicar.

Tela inicial do site

Logo após clicar no botão verde, a seguinte tela vai aparecer:

Tela de cadastro

Assim que essa nova tela aparecer, você deverá preencher os dados solicitados, ou simplesmente associar uma conta do Google ou do Facebook.

2º passo: Escolhendo suas preferências

Logo após finalizar o seu cadastro, o site vai te oferecer algumas opções de uso da ferramenta e layouts disponíveis para se criar. O usuário deve escolher o que mais lhe agrada e o que tem a intenção de criar, tendo a opção de escolher até 3 usos da ferramenta, como assinalado abaixo:

Tela de seleção de uso da ferramenta

Em seguida, opções mais detalhadas de layouts disponíveis do formato escolhido irão aparecer:

Tela de layouts disponíveis

3º passo: Escolhendo seu design

Depois de ter escolhido suas preferências, o site te recomenda alguns templates e te possibilta escolher aquelq que mais combina com você. Mas também, é possível criar um do seu jeito.

Tela de templates recomendados pelo site

4º passo: Editando o template

Em seguida, após o template ser escolhido o site te direciona para a tela de edição. Lá as ferramentas são diversas e todas bem visíveis para facilitar o seu uso. E com isso, é possível editar o template ao seu gosto.

Tela de edição

5º passo: Adicionando gráficos

Agora para finalmente adicionar seus gráficos podemos tanto importar algum feito em algum programa de criação de planilhas, como google docs e o excel, quanto usar os gráficos que a ferramenta mesmo te disponibiliza, porém esses tem limite de edição dos componentes do mesmo, sendo ideal usar a primeira opção.

Para usar seus próprios gráficos devemos importá-los para o site de seu computador, para isso precisamos apenas do arquivo desejado e, após clicar na aba de “gráficos” (em destaque) na parte esquerda de sua tela e escolher algum modelo que te agrade, clicar no botão “importar” (em destaque) que aparecerá junto do menu de edição de gráficos. Após seguir esses passos é só escolher o arquivo referente as informações que você deseja transformar em gráfico e pronto, seu infográfico agora esta completo.

A esquerda aba de “gráficos” / A direita o menu de edição de gráficos

6º passo: Compartilhar com todos

Com tudo finalizado está na hora de publicar e compartilhar com todos sua criação, para isso é necessário apenas clicar em algumas das opções na parte superior direita de o site, logo abaixo do botão de sua conta. Lá terão as opções de “publicar”, “compartilhar”, “baixar” e “configurações”, para “efetivar” sua criação é necessário publicá-la na opção de “publicar”, você pode “despublicar” seu projeto a qualquer momento, ele ficará gravado em “meus designs” em sua conta.

Agora é só finalizar seu projeto.

A seguir um exemplo de infográfico feito no Venngage

Esse foi o tutorial de como usar a ferramenta Venngage, obrigado pela atenção e boa criação a todos.

em