Como fazer seu próprio quiz usando o “Interact”

Já ouviu falar no Interact? Ao ouvir esse nome pode ser difícil de se decifrar o que possa ser. Mas o Interact é uma plataforma de quiz voltada a pesquisa com o cliente que procura algum produto da empresa acessada. Uma forma que a empresa ou pessoa física faz perguntas para ter uma melhor experiência com o cliente e lhe oferecer mais comodidade. O Interact também é classificado como ímã de lead viral, pois permite mais acessos através do compartilhamento divulgando os questionários.

Passo 1: Criando sua conta no site

Botões em destaque

Antes de tudo é necessário que você crie sua conta no site, para aí então poder utilizar de seus recursos, eles pedem um e-mail, seu nome, de sua empresa e é claro, uma senha, não é possível associar nenhum outro site na hora do login. O site já deixa em destaque vermelho os dois locais usados para a criação de conta. Após criada a conta, o “Interact” agora faz breve análise de seu perfil ao fazer algumas perguntas para o usuário, o encaminhando logo após para a aba de criação de quiz (tenha em mente que esse redirecionamento será efetuado apenas uma vez, após você responder as perguntas, no futuro é preciso ir manualmente para a aba de criação de quiz). Existem tanto a versão gratuita, como a versão paga da ferramenta, com essa última tendo três formas diferentes: Lite, Growth e Pro.

Passo 2: Escolhendo seu formato de quiz

Aba de criação de quiz

Nessa aba terão as opções de quiz que o usuário pode escolher, os designs são todos básicos e podem ser editados livremente. A versão paga te permite personalizar mais suas criações e incrementar seu projeto. Após escolher o design desejado você será levado para a área de edição, aí então é só começar a criar seu quiz (detalhe que se a opcção “Start form scratch” for escolhida, o site também irá perguntar que tipo de quiz será feito: de conhecimento, de personalidade ou de pontuação).

Passo 3: Fazendo o cover (chamada) do quiz

Logo após a seleção do formato de seu quiz, o usuário terá acesso a parte de personalização e edição do cover:

Tela de personalização da chamada

Nessa etapa de desenvolvimento do seu quiz, você deve escolher a imagem que irá introduzir e ilustrar o tema abordado. Além disso, o título e a descrição também também podem ser editadas, a fim de ter um produto final mais personalizado e coerente com o assunto escolhido.

Passo 4: Adicionando perguntas e resultados

Agora começa o desenvolvimento do conteúdo das perguntas do seu quiz e dos possíveis resultados:

Tela de criação das perguntas

A aba em questão é focada no desenvolvimento das perguntas. Dessa forma, você deve elaborar os questionamentos e suas alternativas de respostas, ademais também é possível a personalização através de imagens e GIFs.

Tela de criação dos resultados

Finalizando essa parte da criação do seu quiz, você deve fazer os resultados possíveis com base nas perguntas feitas. Nessa tela, as opções de personalização são basicamente as mesmas, podendo destacar a criação da descrição dos resultados, ou seja, a explicação.

Passo 5: Correlacionando as perguntas e os resultados

Após formular uma pergunta você chega a aba de correlação, onde irá indicar qual resposta da pergunta se encaixa melhor com os resultados indicados por você no quiz.

Tela de correlação das perguntas com os resultados

Passo 6: Publicar e compartilhar

Por fim com seu quiz já pronto você pode fazer a publicação dele e compartilhar para seus amigos e familiares poderem se divertir.

Tela de publicação do quiz

A seguir um exemplo de quiz criado na ferramenta:

Matéria feita pelos alunos: Guilherme Soares, Lucas Romano, Vitor Rezende, Washington Santos.

,