Hashtags: O que é e usos

O que são hashtags?

São palavras ou frases (sem a separação entre as palavras ou com o uso de _ ou – para esta) antecedidas pela cerdilha, ou jogo da velha (#). Semelhantemente a palavras-chave em textos acadêmicos, as hashtags geralmente – ainda que não obrigatoriamente – refletem o assunto discutido ou tipo de conteúdo produzido.

Porque elas são importantes para criadores de conteúdo?

Hashtags são amplamente usadas em diversas plataformas para agrupar postagens sobre o mesmo assunto ou semelhantes, o que é particularmente importante para aumentar o alcance (em especial direcionado ao público-alvo) e facilitar o acesso aquela postagem por aqueles que pesquisam sobre. É importante, no entanto, ter o cuidado de escolher as hashtags certas para que elas lhe sejam úteis.

Pouco adianta para um perfil sobre literatura infanto-juvenil ser recomendado para adultos interressados em futebol, mesmo que o post específico seja sobre um livro que retrate o cenário do esporte. Esse direcionamento certo depende, ainda que parcialmente, do bom uso de hashtags, uma vez que a recomendação de conteúdo é feita por um algoritmo que não tem a capacidade de usar pistas de contexto para entender quem é o público alvo de cada postagem, mas se limita a recomendar postagens com “#futebol” para pessoas que anteriormente interagiram com postagens com essa mesma hashtag.

Para além de servir para o direcionamento de algoritmos, as hashtags geram hiperlinks (ou seja, links inseridos em palavras no meio do texto ao invés de estarem escritos por completo) clicáveis que permitem que uma pessoa com interesse por aquele assunto acesse uma listagem de postagens que também falam sobre ele.

O algoritmo também pode esconder seu texto dependendo das hashtags. Por exemplo, pecar pelo exesso não vai aumentar tanto o alcance, quanto vai tornar o texto desconfortável de ler

Então como eu escolho que hashtags usar?

Para usar hashtags que já existem, processo importante para aumentar seu alcance, uma vez que existem hashtags consolodadas com as quais as pessoas já interagem e já são entendidas pelos algoritmos como recomendações válidas, o segredo é pesquisar.

Por exemplo:

• Pesquise as hashtags que você está pensando em usar, veja se o conteúdo que aparece é parecido com o que você produziu e se é algo com o qual você quer ser associado
  • Pesquise sua “concorrência” (criadores de conteúdos semelhantes ao seu), veja que hashtags eles estão usando, para então se beneficiar delas para implicar para o algoritmo que se quem gosta daquelas postagens gostaria das suas;
  • Pesquise quais hashtags estão em alta, verifique aquele público é o que você quer atrair, e caso perceba que sim, as use;

Também é importante considerar criar uma hashtag exclusiva para você, para marcar em todas as suas postagens para agrupá-las e tornar a associação do conteúdo que você produz (e semelhantes) com o seu perfil. Ou ainda criar uma hashtag mais exclusiva para o seu nicho, que traduza melhor o conteúdo que você cria e o assunto que você está discutindo.

Nunca se esqueça que a pontuação diferente de underlline ( _ ) e hífen (-), assim como os espaços, “rompem” as hashtags, então caso você queira usar mais de uma palavra, as mantenha juntas. Não adianta colocar uma sequência de hashtags como “#tutorial #de #edição” se o que você quer dizer é a frase “#TutorialDeEdição”. Lembre-se de tornar tudo legível, seja por colocando letras maiúsculas ou simbolos válidos.

Tags: