Haykiuu – Um novo olhar sobre o Vôlei

Haykiuu é um mangá (história em quadrinhos no estilo japonês) criado por Haruichi Furudate em 2012. Com a popularidade a série se tornou um anime (animação no estilo japonês) em 2014.

O que faz dessa série algo espetacular é uma certa quebra de expectativas dos leitores/espectadores. Muitos pessoas estão acostumadas com animes em que os personagens possuem “poderes” para fazer determinadas ações. Incluindo os animes de esportes, em que para ganhar uma certa partida os personagens precisam utilizar um “poder”.

Haykiuu vai contra essa linha e apresenta uma história maravilhosa e cheia de surpresas, sem que os indivíduos utilizem poderes especiais em suas partidas. A trama também apresenta um ar de naturalidades, sobre o protagonista Shōyō Hinata, estudante do ensino médio apaixonado por vôlei e dedico ao jogo, sem muita técnica mas não desiste de continuar jogando com o time da escola.

Contudo mostra também a trajetória Tobio Kageyama um estudante talentoso e um excepcional jogador de vôlei, conhecido em quadra pelos demais escolas como “O rei das quadras”. A história se torna ainda mais interessante pela disputa dos protagonistas dentro e fora de quadra, mesmo sendo do mesmo time e tendo de se ajudarem, eles mantém uma disputa amigável.

A animação apresenta o time de vôlei da escola Karasuno, em disputas de amistosos e campeonatos regionais/nacionais. Uma trama a respeito do esporte para adolescentes, a idade nos esportes, maturidades com vitórias e derrotas e todo um amadurecimento da equipe com o esporte.

Assista ao trailer: