Cinco séries e filmes com temáticas LGBTQIA+ disponíveis em plataformas de streaming

É de extrema importância que a comunidade LGBTQIA+ tenha representatividade nos meios tradicionais e, sobretudo, nos meios digitais de comunicação, em que o alcance é muito maior. Portanto séries e filmes que retratam a causa social são perfeitos, já que retratam a realidade e o cotidiano, geralmente, de forma leve e divertida, favorecendo a conscientização dos telespectadores. Confira séries e filmes imperdíveis disponíveis nas principais plataformas de streaming:

Pose

Disponível na Netflix, HBO Max e criada em 2018 por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Steven Canals, Pose retrata a história de Blanca, uma participante dos bailes LGBTQIA+ que acolhe algumas pessoas marginalizadas pela sociedade, e se esforça para conseguir abrir seu próprio salão de beleza e se tornar independente, no final dos anos 80. Aborda a cultura de bailes da comunidade gay e trans, a agressiva crise da AIDS e explora com sensibilidade as experiências, principalmente, de pessoas trans, com um enredo emocionante.

Poster da Série. Reprodução: Instituto Bem do Estar

A série é indicada por diversas figuras, como Lorelay Fox, que enviou suas considerações ao site Omelete:

“Pose também traz uma narrativa que a gente consegue se identificar bem no Brasil, 40 anos depois da história retratada: é o fato de que travestis, transsexuais, gays que são expulsos de casa e marginalizados, são adotados pelo próprio núcleo gay e formam uma família. Pose, acima dos bailes e performances, é sobre uma mãe trans que adota pessoas LGBT excluídas. Isso acontece até hoje… por mais que tenham se passado quatro décadas, e a gente ter evoluído muito no que diz respeito à HIV e preconceitos que se moldam em torno da doenças e do tratamento, em outros quesitos ainda temos os mesmos problemas – ainda mais levando em conta a vivência da comunidade LGBT que é preta, tratada na série, e tem que enfrentar o racismo, além da homofobia.”

Grace and Frankie

Poster da Série. Reprodução: Infinitas Vidas

Disponível na Netflix e criada em 2015 por Marta Kauffman e Howard J. Morris, a série retrata a trama das vidas da executiva Grace Hanson e a hippie Frankie Bergstein que se tornam amigas quando seus respectivos maridos Robert Hanson e Sol Bergstein revelam que estão apaixonados um pelo outro e planejam se casar. Então elas se mudam para a casa na praia que seus maridos compraram, superando suas rivalidades e vivendo novas experiências. Aborda a dinâmica LGBTQIA+ na terceira idade e os diferentes tipos de preconceito enfrentado.

Elisa & Marcela

Poster do Filme. Reprodução: Trilha sonora filmes

Disponível na Netflix e dirigido por Isabel Coixet, o filme de 2020, baseado em fatos reais, conta a história dessas duas mulheres que vivem um romance na Espanha, durante o final do séc. XIX e início do séc. XX, em que uma delas passa a se comportar e se vestir como um homem para que consigam se casar, viabilizando assim, o primeiro casamento homossexual da Europa.

Sex Education

Poster da Série. Reprodução: Feito por Elas

Disponível na Netflix e criada em 2019 por Laurie Nunn, a série retrata a vida de Otis, um adolescente virgem filho de uma terapeuta sexual, que juntamente com Maeve, uma colega de classe rebelde, resolvem montar uma clínica de saúde sexual no colégio para ajudar os demais estudantes. Aborda temas como assédio sexual, sexo e gravidez na adolescência, relacionamento abusivo e ainda conta com Eric, personagem gay e negro com um grande destaque e desenvolvimento dentro da trama.

Hoje eu quero voltar sozinho

Poster do Filme. Reprodução: Wikipédia

Disponível na Netflix e criado em 2014 por Daniel Ribeiro, o filme brasileiro retrata a história de Leonardo, um jovem com deficiência visual, que se apaixona por Gabriel, o aluno novo da escola. O longa aborda as questões da descoberta da sexualidade durante a adolescência e também a vida de pessoas com deficiência.

em