Misto de gracinha e coisa séria: Como instituições políticas se posicionam nas redes sociais?

Por Ana Júlia, Alice, Camila, Giovanna e Laura

Se pensarmos na força das redes sociais hoje, principalmente entre o público jovem, a presença de governos, órgãos públicos e instituições políticas na internet é necessária e positiva. Mas em tempos de trends, tiktoks, dancinhas, memes e ironias, como essas instituições têm efetivamente utilizada a presença digital?

Hoje vamos conversar um pouco sobre as estratégias no TikTok e Instagram para conversar sobre política de forma mais simples, dinâmica, acessível e, por que não?, divertida!

A presença do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná no TikTok

O TikTok do TRE-Paraná possui mais de 80 milhões de seguidores. Na biografia do perfil, reforçam: “A Justiça Eleitoral ao alcance das suas mãos!”. A utilização da ferramente veio, justamente, para entregar os conteúdos e informações do órgão em um formato digital.

O órgão judiciário responsável pelo gerenciamento as eleições em âmbito estadual. A transformação na comunicação começou quando estagiárias apresentaram a ideia de entender o desafio que é compreender o mundo jurídico, levando esse universo para redes sociais de sucesso, com abordagens criativas, para levar a informação ao público jovem.

A coordenadora do time de comunicação Rubiane compartilha que o engajamento é tanto, que jovens de 14 a 16 anos lamentam ainda não ter idade para ir às urnas, já se interessando pela política desde cedo. Sempre houve receio de levar um órgão público ao TikTok, segundo a coordenadora, mas hoje a página conta com mais seguidores que a do próprio TSE na rede, e os seguidores recebem informações relevantes como orientações para tirar o título, checagem de informações sobre segurança da urna eletrônica e conceitos de cidadania.

“O jovem está, sim, interessado na política. O que acontece é que nós, órgãos públicos, temos que ter uma linguagem que ele fique, que permaneça. E ser uma fonte correta de informação, uma fonte confiável” afirmou Rubiane, em entrevista para o G1.

Ideias de estagiários: Como transformar a comunicação?

O Tribunal Superior Eleitoral do Paraná faz uso das redes sociais, principalmente o Tik Tok, para divulgar as informações sobre documentos, prazos e eleições. Por meio do formato de vídeos, seguindo trends populares e um formato juvenil, o TSE – PR tem a intenção de, através de cortes rápidos e vídeos curtos, explicar de maneira didática a importância de determinados assuntos na Justiça Eleitoral. Há apenas a presença da imagem dos profissionais de comunicação (social medias), sem narração, e com uso de legendas e música para que o conteúdo fique mais convidativo, e se assemelhe as trends da fy.

Com a grande adesão da rede social TikTok por parte dos jovens o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado do Paraná viu na plataforma uma oportunidade de divulgação dinâmica e simplificada de informações, repassando assuntos como datas de justificativa da ausência de voto, transferência do título, a segurança e importância da urna eletrônica entre outras. Sempre de forma humorada e utilizando músicas e estilos de vídeo que estão bombando, as famosas trends, os vídeos não possuem mais do que 1 minuto, assim como é de costume na plataforma, e os textos e informações vão sendo dispostos ao longo do vídeo de forma dinâmica enquanto os comunicadores fazem dancinhas ou dublagens. 

Mas, nem tudo se resolve com memes: a comunicação enfrenta desafios novos no formato digital

E se gravarmos um trend contra Fake News, dançando Acorda Pedrinho com o Presidente do TRE? E se dublarmos um áudio com os desembargadores para explicar sua função? Novas ideais surgem, para garantir que informações sejam adaptadas para a linguagem da rede, alcancem novos públicos e proporcionem os resultados desejados. Mas ainda existem debates sobre a presença desses órgãos públicos nas redes, e ocorridos que sustentam o argumento de que essa presença digital ainda está sendo desenvolvida, requer análise e cautela.

Mas política não é só textão: Conheça os conteúdos de educação do Politize no Instagram

O Politize! é uma organização sem fins lucrativos brasileira, liderada por jovens que produzem conteúdos didáticos diversos, com o intuito de formar lideranças cidadãs para resolver problemas reais. Fala sério: quem nunca problematizou um tema no twitter? Debateu usando memes? Brigou por político no grupo da família usando figurinhas? O Politize! compreende essa realidade, e busca utilizar essa mesma linguagem digital, descontraída e multimídia para discutir conceitos e temas importantes na esfera política. Com mais de cem mil seguidores em seu Instagram, a instituição pública nas redes sociais conteúdos políticos que, até pouco tempo atrás, era exclusivo de livros tensos, técnicos e teóricos.

Escolha estratégica: como os posts são construídos?

A estrutura do Instagram de educação política Politize, conta com posts em formato de vídeo informativo e carrossel de fotos, em muitos vídeos há a presença de apresentadores para explicar de maneira mais direta os conteúdos, mas também existem vídeos narrados enquanto uma sessão de imagens apresentam ao público um conteúdo mais criativo. Os vídeos com apresentadores cortes, enquanto os narrados são mais fluidos, ambos possuem legenda para ser acessível a todos os seguidores. Os vídeos contem edições divertidas e criativas, além de utilizarem de alguns recursos do TiktTok na edição para trazer uma maior descontração, contam com colagens de fotos em vídeos e edições independentes em cada um de seus posts. O feed do Instagram possui um padrão de usar cores vivas para gerar um destaque, além de manterem a estrutura quando os posts possuem o mesmo tema, por exemplo, os posts sobre a eleição tem os mesmos elementos.

Essa estratégia utilizada pelo Politize se deve à intenção do portal, o qual se encontra na disseminação do conhecimento político e cidadão de maneira fácil e gratuita, valorizando, principalmente, os aspectos didáticos, acessíveis e plurais do ensino da área, fomentando a existência de cidadãos críticos e conscientes ao tomar suas decisões governamentais.

Ainda, entende-se que a função assumida pelo conteúdo textual se faz indispensável para o objetivo da organização, devendo-se à explicação de conceitos e acontecimentos importantes, os quais são necessários para que os indivíduos tenham compreensão do cenário político vigente no país e no mundo.
Ele é formatado dentro dos posts para se apresentar de maneira objetiva e prática nas imagens e um pouco mais explicativa nas legendas, fazendo com que não se torne uma apresentação massiva, mas atraente. Outro aspecto relevante, é a forte presença de carrosséis – utilizados para retratar de um jeito simples, assuntos que são encontrados, em sua maioria, em forma de grandes textos complexos. Além disso, o perfil faz o uso dos reels para explicar de maneira mais detalhada determinados temas.

A presença dessas instituições na internet levante debates sobre inclusão e diversidade digital, perpassa desafios e enfrenta atualizações constantes. Mas um ponto é fato: a comunicação pública e o jornalismo político, cada dia mais, vem entendendo que mídias sociais também são espaço para construção de cidadania.

 


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *