A Influência do TikTok: Como o aplicativo vem transformando a Indústria Musical

A rede social que chegou no Brasil em 2019 vem promovendo grandes mudanças nas músicas da atualidade e se tornando uma ferramenta indispensável para o lançamento de novos “hits”.

Desde que o fenômeno das redes sociais se instalou de maneira definitiva no cotidiano das pessoas, a indústria digital se viu em um cenário em que precisava buscar mudanças e caminhos diferentes na busca por novos públicos. Dessa forma, o aplicativo de vídeos “TikTok”, deixou de ser apenas mais uma rede social dinâmica e interacional e se tornou uma ampla rede de divulgação de músicas e novos artistas.

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Com as novas tecnologias, surgiu a necessidade de adicionar rapidez a qualquer tipo de produto das redes sociais, visto que conteúdos muito longos demandam muita atenção e tempo, algo raro com as rotinas corridas de hoje em dia e, por meio dessa urgência, o TikTok se aproveitou para fazer sucesso. Com vídeos de no máximo 3 minutos, o aplicativo já possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, sendo 74,1 milhões apenas no Brasil, segundo o DataReportal.

Se aproveitando desse “hype” gerado pelo aplicativo, as gravadoras mudaram o rumo das produções musicais na busca pelo sucesso. Músicas com refrões “chicletes” e com tempo bem demarcado são a nova fórmula de criar “hits”, visto que são essas que os usuários do TikTok criam coreografias. Dessa forma, com os milhares de vídeos utilizando a música, novos públicos a conhecem, fazendo com que ela viralize. Foi seguindo esse “modelo” que, segundo um estudo realizado pela “Winnin 7”, 7 das 10 músicas mais ouvidas em 2020 pelo Spotify viralizaram primeiro no TikTok.

Além disso, os “Influencers” também ajudam na divulgação das produções. Famosos como Virgínia Fonseca, que acumula mais de 79 milhões de seguidores apenas no Instagram e Tik Tok, já são referência no quesito divulgação de músicas. Virgínia, que é casada com o cantor Zé Felipe, é um dos principais pilares para viralizar os novos lançamentos, postando vídeos com alta frequência e criando “dancinhas” fáceis e viciantes. Dessa forma, ela garante que sua legião de seguidores irão escutar e reproduzir sua coreografia, formando novos ouvintes.

A rede de divulgação não se limita apenas a Virgínia, famosos que se iniciaram na própria rede também são essenciais. Nomes como Beca Barreto e Vanessa Lopes, são, inclusive, contratados para divulgar músicas por meio de vídeos na rede social. Grandes cantores, como Anitta, usam dessa estratégia ao lançar novas produções. No novo álbum, “À procura da Anitta Perfeita”, lançado em 2022, a cantora desafiou uma série de “TikTokers”, divididos em grupos e com músicas específicas para cada, a conseguirem o maior número de divulgação possível e contava com prêmio de 500 mil reais para os vencedores.

Atualmente, o TikTok já é uma das principais redes sociais do mundo e, além de conectar pessoas do mundo inteiro, é uma ferramenta importantíssima na divulgação e consumo de conteúdos. Transformando a indústria musical há algum tempo, a tendência é que a influência do aplicativo aumente ainda mais, criando novas formas de músicas e promovendo novos artistas.

Por: Ana Beatriz Firmiano


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