Big Four: Por que fora dos Estados Unidos não é tão grande assim?

As ligas esportivas mais ricas do mundo se encontram nos Estados Unidos, mas por que não tem força no mundo à fora?

A Big Four é um termo utilizado para juntar as quatro principais ligas dos Estados Unidos, como a National Basketball Association (NBA), a National Football League (NFL), a National Hockey League (NHL) e a Major League Baseball (MLB). Esses campeonatos tendem a gerar uma renda multibilionária, as franquias (como são chamados as equipes) entregam salários astronômicos para seus jogadores e funcionários, as rendas de cada jogo passam de mil dólares, sendo que cada campeonato, exceto a NFL, apresenta mais de 80 jogos para cada time.

Mesmo tendo várias dessas equipes liderando a lista do Forbes de franquias esportivas mais poderosas financeiramente no mundo, esses esportes não são amplamente difundidos, apesar de todos os esforços dos norte-americanos. Mas por quê?

Sim, a cultura digital

Como a internet pode ajudar a crescer um esporte?

A Fórmula 1 utilizou da internet, a forma para salvar a empresa da falência. TikTok, Instagram Reels, YouTube Shorts, tudo foi utilizado para reformular o público-alvo, um vídeo do canal do YouTube, do Elementar ajuda a explicar sobre isso.

Vídeo do canal Elementar, sobre como a F1 se salvou com a ajuda da internet.

As ligas americanas, não fazem isso ainda, algumas nem apresentam uma rede social apropriada para cada língua. É necessário que para realmente crescer o esporte, só ser assistido ao vivo não adianta, a atual sociedade não está mais acostumada a ficar 3 horas assistindo algo subsequentemente. Por isso uma divulgação maior dos melhores momentos, “edits” e memes, na própria conta principal, faria com que essas franquias sejam muito maiores do que já são.

Futebol

O maior esporte do mundo, afeta o crescimento de outros esportes. Fonte: Hugo Barreto/Metrópoles

O futebol é o esporte mais assistido e mais praticado no mundo inteiro, a força disso, principalmente na Europa e na América do Sul, impedem o crescimento da prática daqueles muito jogados nos Estados Unidos. Além disso, o futebol é fácil de ser jogado, pode ser, desde que tenha uma bola, em um campinho, em uma quadra, na terra, na rua, entre outros.

Equipamentos

Capacetes de futebol americanos são muito caros. Fonte: NFL

Para o futebol americano, é necessário a utilização de uma armadura e de um capacete. É extremamente caro a compra desses materiais, e para fazer uma equipe, apenas em países de primeiro mundo conseguiria comprar para todos os jogadores. O conjunto de regras também afugenta os telespectadores. No beisebol e no hóquei no gelo, os mesmos problemas se encontram, a dificuldade para arranjar equipamentos para a prática deles, faz com que o indivíduo perca o interesse.

Ambiente de jogo

Uma pista de gelo normalmente só é encontrada em países com invernos rigorosos. Fonte: Whitley Bay Ice Rink

O hóquei no gelo, como o próprio nome sugere, é jogado em um local que o chão é congelado. Países tropicais não conseguem jogar, pelo próprio clima. Os países mais fortes nesse esporte são os escandinávicos, a Rússia, os Estados Unidos e o Canadá. No Brasil, os esportes de inverno não têm como crescer, por não ter localidade para jogo.

Mas e o basquete?

Apesar da dissidência, o basquete ainda é dominado pelos Estados Unidos. Fonte: Getty Images

O basquete não conseguiu o que queria, apesar de ser o que mais teve sucesso. Os Estados Unidos tentaram fazer o basquete ser o mais jogado no mundo, mas dessa vez, o problema é o amplo sucesso da equipe norte-americana. A força imensa dos estado-unidenses nesse esporte transformaram o jogo em um Estados Unidos contra a Terra. Além que o esporte apresenta poucas regras e muitas vezes se torna chato a medida que a partida vai passando.

Conclusão

Portanto, o que deve ser feito?

Os esportes americanos ainda estão longe de conseguir a “conquista mundial”, mas muitos deles ainda investem nisso. A liga de beisebol já tem vários jogadores do Caribe e do Japão, países que o esporte é sim, grande. No hóquei, a liga não é só de canadenses e estado-unidenses, mas apresenta vários jogadores da Europa inteira. No basquete, temos jogadores de todos os locais do mundo, mas ainda é dominado pelos americanos. E o futebol americano, construiu uma rede de jogadores internacionais, para aumentar o número de atletas fora dos Estados Unidos.

A própria NFL, dividiu as suas 32 equipes em vários locais do mundo, pelas redes sociais. O Miami Dolphins, foi a única equipe que quis construir uma rede no Brasil. Além disso, ela também faz jogos especiais fora do seu país de origem, com jogos na Inglaterra, México e Alemanha, e ainda em busca de outros lugares, como a Espanha, Japão e até mesmo o Brasil.

E o crescimento através disso é notório, todas as ligas tem um amplo trabalho ainda pela frente, mas, com o financiamento certo, finalmente, os Estados Unidos podem conseguir o que querem.


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *