Foto: Inove: Comunicação visual e películas

O fenômeno dos “espaços instagramáveis” e o marketing

Entendendo a origem e controvérsias da tendência que busca criar ambientes e produtos que proporcionem fotos dignas de likes

Recentemente, temos observado o fenômeno crescente dos estabelecimentos com “espaços instagramáveis”. Você pode não conhecer o termo mas, certamente, já deve ter visitado um restaurante ou qualquer outro ambiente comercial bem fotogênico, com muitas cores, objetos, quadros, móveis criativos. Afinal, quem não gosta de visitar locais visualmente agradáveis para sair com os amigos e ainda tirar belas fotos?

Mas por que essa tendência está tão em alta? E por que chamar assim?

Shopping Santa Úrsula inaugura o “Espaço Instagramável” Foto: Revide

O que significa o termo instagramável?

Do inglês, instagrammable, o conceito se popularizou no Brasil nos últimos anos com a alta popularidade da rede social e também das hashtags. É um termo utilizado para se referir ao que é considerado esteticamente atrativo e propício de ser postado no Instagram.

Fonte: Dicionário Priberam

Por que a tendência surgiu?

Vivemos em uma era digital em que os influencers tem ganhado cada vez mais visibilidade. Hoje em dia, essas celebridades da internet têm movido as tendências que vêm e vão com sua capacidade de despertar o interesse do público. É comum que as pessoas que os acompanham se inspirem pelos seus estilos de vida e sejam levadas a tentar replicá-los.

Dessa forma, as fotos que são postadas pelos famosos no Instagram têm um grande papel nessa nova onda de marketing. Não apenas por sua influência, mas os estabelecimentos super populares e toda a estética que envolve essas fotografias – que constituem de belos cenários, boa iluminação, e até os pratos que são montados com maior cuidado – atraem a atenção das pessoas.

Claro que a existência de ambientes agradáveis não é coisa nova, mas agora esses estão sendo criados intencionalmente de forma estratégica visando o engajamento de marcas nas redes sociais. Não apenas restaurantes, como lojas de roupas e acessórios, praças, shoppings, cinemas, e até igrejas (!), têm aderido à trend, e alguns até divulgam seus estabelecimentos como “espaço instagramável” (nome bem polêmico, por sinal), tornando a cultura de fotos “aesthetics” para o Insta cada vez mais comum.

Shopping em SP inaugura espaço instagramável com o tema ‘Barbie”. Fonte: Vírgula

O último grande evento que parou a internet foi o lançamento do filme Barbie de Greta Gerwing. Com isso, as redes sociais, principalmente o Instagram, estiveram repletas de fotos cor-de-rosa em cenários montados em shoppings e cinemas com a estética do filme e da própria boneca (eu fui, eu tava!). O movimento levou milhões de pessoas ao redor do mundo ao cinema com vestimentas temáticas para assistirem ao filme, sem deixar de registrar o momento nos cenários fotográficos e ganhar alguns likes no Instagram.

Recentemente, podemos notar que, no Instagram, vez ou outra, você se depara com um post ou story de um amigo marcando algum estabelecimento em suas fotos no local, ou até mesmo você já fez isso. Por causa das fotos, até chegamos a considerar fazer uma visita (eu admito que também me chama a atenção). Portanto, investir em um ambiente instagramável hoje em dia também é investir em um tipo de marketing mais orgânico? Afinal, a divulgação é feita sem muito esforço.

O que esse fenômeno causa em nossa vida como consumidores?

Claro que tendências nem sempre agradam a todos! Alguns usuários do Twitter opinam sobre as controvérsias da febre instagramável:

Muitos tem argumentado de que certos negócios têm superfaturado em cima da onda instagramável, cobrando muito mais caro que o normal por seus serviços por causa desse upgrade do espaço, mesmo não mantendo o mesmo padrão em qualidade. Recentemente me deparei com um vídeo humorístico no Tiktok no qual a criadora de conteúdo brinca sobre o fato de pagar mais caro em um café apenas para tirar suas fotos. Claro, cada um decide como gastar seu dinheiro, mas já estamos cientes de como o Instagram é um ambiente que impõe padrões estéticos dificilmente alcançáveis por meio de influenciadores. Logo, até onde as pessoas vão pelos likes?

Será que com a alta da cultura do Instagram, mais que a qualidade, a aparência tem sido prioridade quando se escolhe os locais para passear ultimamente? Pode ser que sim. Com isso, os estabelecimentos têm feito de seu espaço, um produto a ser vendido, tal qual os próprios serviços oferecidos. Mas é inegável que esse tipo de marketing é capaz de atrair o público.


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