Por que não temos mais tempo pra nada?

Rapidez
Tudo é aqui e agora
Tem que ser de uma vez
Logo e sem demora

O Paradoxo do Instantâneo

Fiz um poema rápido pra você entender o conceito desse texto, já que provavelmente você realmente não tem tempo para ler. Ou melhor, não tem tempo pra ficar nesse texto.

Não temos tempo para perder em uma coisa pois já o perdemos no celular em momentos pequenos e rápidos, que primeiramente geram prazer, risadas mas logo em seguida levam para um vazio.
Arrastando pra cima seu cérebro tem mais uma dose de dopamina, e quando se dá conta já se passaram horas. Horas essas que você jurava que não tinha para investir em assuntos importantes. E assim os dias passam e você se pergunta: por que eu não tenho tempo para nada?

A questão é você que tem muito mais tempo do que pensa.

Mais da metade da semana conectado

Reprodução: Internet

Segundo dados coletados pela empresa NordVPN, os brasileiros passam em média 91 horas conectados por semana, o que dá mais da metade do seu tempo. Obviamente temos que levar em conta que as pessoas que trabalham de maneira remota ajudam a inflar esses números, mas a pesquisa também revela que apenas 19 dessas 91 horas são destinadas ao trabalho, o que significa que 72 horas são destinadas apenas para o entretenimento, em especial o uso de redes sociais. Ou seja, podemos dizer que em média o brasileiro gasta mais de 10 horas por dia com o uso recreativo da internet, seja no celular ou no computador. Mas como essas horas passam e nós nem percebemos?

O Dilema da falta de tempo

Reprodução: Netflix

Em 2020 foi lançada uma verdadeira bomba na Netflix, o documentário O Dilema das Redes, onde especialistas de tecnologia e profissionais da área alertam sobre o perigo das redes sociais na vida cotidiana. Eles afirmam que todas as funcionalidades presentes em apps como o Facebook, o Youtube e o Whatsapp são pensadas para prender seus usuários pelo máximo de tempo possível, fazendo com que você passe horas pensando que passaram apenas minutos. E essa perda de noção de tempo é apenas um dos problemas de se ficar tanto tempo conectado.

Alguns outros problemas gerados pelo uso compulsório da Internet

Reprodução: Internet
  • Baixa autoestima;
  • Dores no corpo;
  • Depressão;
  • Isolamento;
  • Insatisfação com a própria vida.

Conclusão

No mundo atual totalmente digital, é praticamente impossível de se conseguir ficar longe da Internet e das redes sociais, porém, saber equilibrar o uso é primordial para uma vida saudável e feliz. Se você se identificar com esse texto, não tenha medo de procurar ajuda profissional para uma melhor qualidade de vida.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *