Termômetros Disparam: ondas fortes de calor chegam em todo o Brasil

A semana passada trouxe uma série de surpresas climáticas para nós, brasileiros, com uma onda de calor extremo em todo o país.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 2023 teve o mês de setembro mais quente dos últimos 80 anos.

A semana passada já começou com um calor escaldante, quando os termômetros atingiram níveis historicamente altos na segunda-feira, com temperaturas superando os 38 graus Celsius em Viçosa, MG.

À medida em que a semana foi chegando ao fim, as condições climáticas pareciam se estabilizar, com temperaturas mais amenas e céu parcialmente nublado.

Segundo a Climatempo, outubro é historicamente um mês com altas de temperatura, e é possível que as ondas de calor ultrapassem recordes anteriores. Além disso, o fenômeno do El Niño deve continuar ainda influenciando não só o clima do Brasil, mas do mundo inteiro.

Vale lembrar que o El Niño é um fenômeno provocado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico próximo à linha do Equador, na altura da costa do Peru.

Por isso, para demonstrar melhor o aumento da temperatura em todo o Brasil e em Viçosa, decidimos desenvolver um infográfico em formato de mapa com as devidas temperaturas máximas alcançadas.

Mapa das temperaturas máximas de cada estado e da cidade de Viçosa

Assim, ao compreendermos o aumento da temperatura durante este período do ano, podemos perceber como as mudanças climáticas são intensificadas por fenômenos climáticos naturais.

Autores: Pedro Victoretti, Ronaldo Scanavini, Eduardo Andrade e Igor Ferreira


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *