5 COMPETIÇÕES DE E-SPORTS PRA VOCÊ CONHECER E ACOMPANHAR

Cada dia mais o cenário de e-sport está crescendo e essas competições estão cada vez mais em alta.

O termo que está ligado com as competições de jogos virtuais está sendo cada dia mais popularmente conhecido. O e-sport é considerado uma modalidade esportiva, mas de uma forma diferente, onde não se tem o uso da atividade física, mas sim do pensamento estratégico e crítico. Esse tipo de competição é geralmente transmitido pelas plataformas de streaming, como a Twitch, Facebook Gaming, YouTube, DLive e muitas outras que reúnem milhares de telespectadores simultâneos nas transmissões e também presencialmente. Vale ressaltar que essas competições são recompensadas com prêmios em grande quantias.

Neste post vim trazer algumas das principais competições do cenário virtual pra você que gosta de game e está interessado em conhecer mais sobre.

Arena de competição DOTA 2 (Imagem: Getty Images)
  • LEAGUE OF LEGENDS

Essas duas competições fazem parte do universo de League of Legends. O evento é organizado pela desenvolvedora Riot Games. O Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) é a principal competição do jogo aqui no Brasil e é realizado em duas etapas (as splits) que são chaves de entrada para os principais mundiais, o Worlds (Campeonato Mundial) e o MSI ( Mid-Season Invitational). As transmissões são feitas pelos canais oficiais no YouTube, Twitch e também pelo canal SporTv. Em 2021, de acordo com Esports Charts, a fina do Worlds chegou a atingir um pico de 4 milhões de espectadores simultâneos, sem contar a transmissão chinesa.

Equipe da LOUD levanta o troféu da 2ª slipt do CBLOL (Foto: Riot Games)
  • VALORANT (Challengers Brazil, Masters e Champions)

Também organizado pela Riot Games, as competições de Valorant envolvem também várias etapas. A começar por Valorant Challengers Brazil, que reúne as principais equipes do jogo no Brasil e essas são feitas em fases de grupos e eliminatórias, também conta com a série de acesso para aquelas equipes que não foram classificadas terem uma chance para a etapa 2 do torneio. As equipes vencedoras do Challengers se classificam para o Valorant Masters Tour, que é a disputa entre as melhores equipes de cada região e os time classificados avançam para a disputa do mundial, mais conhecido como Valorant Champions Tour (VCT). Os canais oficiais fazem a transmissão ao vivo pelas plataformas de streaming. A final do mundial de 2022 teve a primeira equipe brasileira a vencer o torneio mundial, a LOUD e contou com audiência de 1,5 milhões de espectadores, com dados do Esports Charts.

LOUD vence OpTic Gaming e garante o título mundial de Valorant (Foto: Divulgação/Riot Games)
  • FORTINITE

O battle royale vem sendo um estilo de jogo bem procurado pelos jovens e um dos principais jogos nessa modalidade é o Fortnite que conta com um cenário recente no modo competitivo. Durante os anos de pandemias, os torneios de Fortinite ficam paralisados, tendo sua volta apenas agora no ano de 2022, com a competição online FNCS Invitational que contará com as melhores duplas do mundo. O primeiro campeonato presencial realizado entre servidores de outros regiões foi a Copa do Mundo de Fortinite em 2019, mas foi interrompido nos outros anos por conta da Covid-19. A Epic Games, desenvolvedora do jogo, aposta preferencialmente por competições online dentro dos servidores regionais.

Imagem: Divulgação/Epic Games
  • CS:GO Counter-Strike: Global Offensive

Um dos mais antigos jogos no universo de e-sports, o CS:GO tem seu cenário competitivo um pouco diferenciado de outros. No League of Legends e Valorant, por exemplo, o calendário competitivo é organizado sempre pela Riot Games, já no CS:GO qualquer empresa que tenha licenças legais, podem organizar um torneio oficial do game. O torneio com maior relevância é o Major patrocinado pela Valve e conhecido como o Mundial do CS:GO. O Minors é competição classificatória que acontece nas principais regiões do planeta, as equipes vencedoras vão para o Major disputarem o título mundial de melhor equipe. Além do Major, os nomes como ESL Pro League, Intel Extreme Masters e Esports Championship Series, são competições conhecidas entre os jogadores do game.

Linconl “fnx” Lau, pro player de CS:GO na competição ESL (Foto: Divulgação/ESL)
  • FREE FIRE

O jogo battle royale que ganhou grande popularidade no Brasil. O jogo desenvolvido pela Garena traz um estilo de competição bem organizado e estruturado, mesmo sendo bem recente, esse o diferencial. Uma das principais competições é a LBFF, Liga Brasileira de Free Fire, que antes era conhecida como Free Fire Pro League Brazil, onde a fase de grupos são disputadas por nove semanas e as 12 equipe que avançarem, competem pelo 1º lugar do torneio. O vencedores se classificam pra participarem do Free Fire World Series, conhecido como Mundial de Free Fire, onde acontece a disputa com jogadores de outras regiões do planeta.

Estrutura da arena da LBFF (Liga Brasileira de Free Fire) Foto: Divulgação/Free Fire Esports BR

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *