Hashtags: o que são e como utilizá-las

Hashtags são termos associados a tópicos, interesses e discussões que podem ser criados em redes sociais adicionando o símbolo “#” antes de uma palavra ou expressão. Esse recurso permite que todas publicações que possuem a mesma tag sejam facilmente encontradas no mesmo lugar.

Nas redes sociais, as hashtags viram hiperlinks indexáveis pelos mecanismos de busca. Sendo assim, qualquer usuário que clicar nas tags ou buscá-las no Google terá acesso a todos que participam da discussão.

No Twitter, onde o mecanismo surgiu e começou a se popularizar, as hashtags mais comentadas no momento pelos internautas vão para a página dos Trending Topics nacionais, por região, ou mundiais dependendo de onde aquele assunto está sendo mais comentado. Já no Instagram, as hashtags mais populares são aquelas que possuem maior número de publicações, podendo ser encontradas no setor Explorar do aplicativo. Caso você deseje ver fotografias do céu, por exemplo, coloque no Explorar #céuazul e você terá acesso a milhares de posts de diversos usuários diferentes.

Preferencialmente, as hashtags devem ser curtas e claras para que sirvam de mecanismo de busca e impulsionamento de conteúdo. No entanto, um usuário pode criar a tag que quiser a qualquer momento. Em 2020, a hashtag mais popular e de maior relevância foi a #BlackLivesMatter, com mais de 24 milhões de publicações no Instagram. Criada pelo projeto de mesmo nome, a hashtag existe há algum tempo mas ganhou maior compartilhamento nesse ano, mostrando apoio mundial às manifestações iniciadas nos Estados Unidos contra a violência policial e racismo no país depois do assassinato de George Floyd – homem negro de 46 anos morto em uma operação policial – que também ganhou a tag de apoio #JusticeForGeorgeFloyd.

Para explorar seu potencial de impulsionamento de conteúdo, segue abaixo um vídeo sobre como utilizar as hashtags como estratégia de marketing digital:

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