Thumbnail: O que é e o que não fazer

Thumbnail – “unha do polegar”, em português – é um termo amplamente utilizado para designar uma imagem comprimida e em miniatura, posta para dar uma prévia ou breve demonstração de um conteúdo em específico. O conceito é comumente empregado em sites de divulgação de notícias e de curiosidades, mas após a popularização da plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube ele ganhou maior notoriedade e é atualmente alvo de discussões sérias sobre sensacionalismo, geralmente relacionadas aos conteúdos direcionados ao público infantil.

Vídeo do canal de entretenimento “Quadro em Branco”. Percebe-se a utilização de uma ilustração como Thumbnail.

Thumbnail e Clickbait

Clickbait é um termo pejorativo usualmente destinado a representar uma estratégia de divulgação online de forma ampla e que se vale de títulos chamativos e apelativos para conseguir mais “cliques” em determinado link. Atrelado a uma má utilização do Thumbnail, pode ser usufruído para a divulgação de um conteúdo, quase sempre de baixa qualidade, com a proposição de geração de renda de forma fácil.

Apesar disso, ainda é possível, e até recomendável, a responsável utilização de ferramentas como essas para melhorar o engajamento e o alcance de determinado material no mundo online. Algumas artimanhas são bem vindas, como escolher imagens coesas com o tema e frases bem construídas, que despertem a curiosidade do internauta e os conduzam a um conteúdo original, sincero e lícito. Táticas como essas podem ser a diferença entre fazer sucesso ou não em uma Rede Social. Portanto, aqui vai uma lista de dicas de técnicas saudáveis para se levar em consideração quando você quiser escolher uma boa Thumbnail para o seu material:

• Escolha uma imagem que faça referência ao tema a ser abordado;
  • Prefira imagens que se destaquem, seja pela beleza, pela autenticidade ou, até mesmo, pela paleta de cores;
  • Ajuste bem o enquadramento;
  • Não faz mal adicionar algumas indagações ou piadas em tipografias divertidas, desde que não fujam do tema e não sejam apelativas demais.

Essas foram algumas dicas, mas se você quiser mais algumas e ainda aprender a escolher e criar a sua prórpia Thumbnail, o blog Klickpages pode ajudar com uma matéria bem esclarecedora:

Write a Comment