A era “influencer”

Reprodução: internet

Se você utiliza o Instagram, com certeza já se deparou com as chamadas blogueirinhas: elas são um grande traço da digitalização na economia. Além disso, são consideradas o grande exemplo de como publicações, curtidas, stories, e o alcance de seguidores refletem na repercussão de um produto, e também, em como a opinião de um rosto desconhecido influencia a sua aquisição.

Mas afinal, o que significa ser um Digital Influencer?

Em tradução literal, Digital Influencer é influenciador digital, ou seja, alguém que possui o poder de influenciar um grupo de pessoas através da internet. Este não se limita apenas em produtos, mas também em comportamento, como comportamentos mais saudáveis (ou fitness), posicionamentos (políticos, de opinião) e até mesmo opiniões sobre a própria identidade.

Nesse sentido, a pode-se definir Digital Influencer como:

“Pessoas, personagens, marcas ou grupos que se popularizam em redes sociais como Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e outras, gerando conteúdo, gerando um público massivo que acompanha cada uma de suas publicações e eventualmente compartilham com outras pessoas” – Wikipédia

Na era em que vivemos, os Digital Influencers trabalham para aproximar os consumidores das empresas, colocando-as em nosso cotidiano em um rosto simpático e familiar. Compartilhando o seu dia-a-dia com seus seguidores, os Influencers também fazem parte da nossa rotina, como um amigo, é considerado confiável e sua opinião ou indicação possui um grande peso para os “fãs”.

Qual é o limite da influencia?

Segundo um estudo feito pela SocialChorus, campanhas com influenciadores podem ter um engajamento até 16 vezes maior do que a publicidade em outros meios de comunicação.

Nesse mesmo viés, outro trabalho realizado pela Nielsen, empresa especializada no comportamento dos consumidores, mostrou que 90% dos clientes confiam na recomendação de outras pessoas para comprar um produto, enquanto apenas 33% se dizem influenciados por anúncios.

Como se tornar um influenciador?

O Digital Influencers se popularizaram na nova era da internet tal qual existem vários tutorias espalhados por todas as plataformas de como se tornar um. Basicamente, é necessário escolher seu nicho, público, conteúdo e investir por meio de postagens regulares.

Assim, surgiram também outros jeitos de se preparar para a carreira, como cursos voltados para esse fim que estão surgindo no mercado. A Faculdade de Recife (UNIBRA) criou em 2018 uma graduação em “Digital Influencer”, e é descrito coo uma maneira de auxiliar os infuenciadores a gerirem seus negócios na web.

Além deste, há também o curso do Mackenzie “Economia Digital e Mercado financeiro para Influenciadores Tecnológicos“, que possui o objetivo de conscientizar os alunos sobre a relevância do universo econômico e capacitar para boas práticas das operações do mercado financeiro.

Apesar de nova, a ideia não é inédita. A Universidade Industrial e Comercial Yimo (YWICC), na China, já tem um curso similar chamado ” Etiqueta e Modelagem”. O Business Insider revela que há aulas de “etiqueta para relações públicas”, “demonstração de merchandising”, “manutenção estética”, “modelagem de maquiagem” e vários outros temas.

Write a Comment