TikTok

Quais são as funcionalidades disponibilizadas pela plataforma para a função? Quais formatos de publicação semelhantes à função stories existem na plataforma? Como eles são exibidos? Quem pode vê-los? Quanto tempo eles ficam disponíveis?

O TikTok, app utilizado para publicações de vídeos curtos, tornou-se o novo fenômeno da internet, superando até mesmo o Facebook e o Instagram nos Estados Unidos. Sua popularidade se deu, principalmente, devido aos diversos meios de interação proporcionados pelo aplicativo.

A plataforma dispõe de recursos para a gravação de vídeos nos formatos de dublagens, duetos, e gravação de vídeos curtos, majoritariamente em tom de humor. Dessa forma, ele possui filtros, efeitos e sons para incorporarem os vídeos e deixá-los mais criativos, dinâmicos e personalizados de acordo com as intenções dos usuários.

No entanto, diferentemente do Instagram, o TikTok não oferece a possibilidade da postagem de stories (vídeos de até 15 segundos de duração que ficam disponíveis durante o período de 24 horas), havendo unicamente a opção de publicarem-se vídeos de 1 a 60 segundos permanentemente (podendo ser ocultado ou excluído a qualquer momento pelo proprietário) no próprio perfil do usuário. Contudo, no momento da publicação, é possível fazer a seleção de quem terá acesso aos vídeos: os seguidores, os amigos ou público

O que o usuário pode fazer em termos de criação e edição de conteúdo?

Para criação e edição de conteúdos, existe uma multiplicidade de funções oferecidas pelo aplicativo.

Com o menu lateral, é permitido alternar entre a câmera frontal e traseira do dispositivo móvel utilizado, mudar a velocidade de gravação, ativar o “modo beleza” (efeitos que alteram a imagem), adicionar filtros, incluir temporizador e definir entre uma gravação de 15 ou 60 segundos.

Além disso, no canto superior da tela, há a função “Sons”, em que é possível incorporar (por meio de upload dos arquivos no dispositivo ou pela biblioteca de sons do próprio app) músicas, áudios, efeitos sonoros e demais sons ao vídeo.

A partir desse primeiro processo, basta fazer a gravação do vídeo, em que é possível adicionar efeitos de imagem, fazer cortes, alterar a voz, adicionar figurinhas, etc. 

Quais são as formas de interação possíveis no(s) formato(s)?

O TikTok surgiu como fusão do aplicativo “Musical.ly”, que tinha um direcionamento voltado para a música e com o interesse de ganhar lugar no mercado como concorrente do Facebook, Twitter e Instagram. Logo, sua proposta era tornar-se um aplicativo completo e com vários modos de interação. E esse foi o fator principal que fez com que o TikTok não fosse somente um aplicativo de dublagem, mas uma rede social.

A plataforma permite identificar os vídeos a partir de hashtags, assim seu vídeo pode ser encontrado a partir das hashtags utilizadas para catalogar e assim, o vídeo ganha visibilidade. 

Além disso, compartilhar um conteúdo do TikTok com seus contatos do WhatsApp é simples! Na interface do aplicativo há o ícon do WhatsApp, basta clicar e o vídeo que você está visualizando será compartilhado com o contato a ser selecionado.   

Porém, esses não são os únicos modos de visualizar a atividade dos usuários. Assim como nas demais redes sociais, há o mecanismo de seguir usuários desejados, assim você fica por dentro dos seus conteúdos. 

Recentemente o TikTok trouxe o recurso de mensagens privadas, assim os usuários podem se comunicar entre si por chat de forma privada tal como ocorre no Messenger do Facebook, no Direct do Instagram e a Mensagem Direta no Twitter.  A adição das DMs aproximou o TikTok ainda mais dos modelos das demais redes sociais. 

No seu feed principal aparecerão vídeos famosos, os quais serão possíveis curtir, comentar, visualizar o perfil do criador e, como dito anteriormente, compartilhar com o WhasApp. 

O(s) formato(s) são usados em contextos jornalísticos ou em outras áreas de atuação ou interesse do grupo? Como?

O(s) formato(s) são usados em contextos jornalísticos ou em outras áreas de atuação ou interesse do grupo? Como?

Atualmente, o TikTok tem sido utilizado para a produção dos mais diversos tipos de conteúdos, para as mais diversas variedades de público. Nesse sentido, é possível encontrar nessa plataforma vídeos de tutoriais (maquiagens, receitas, estilos de vida, artesanato, etc.), então certamente as áreas da Letras, do Jornalismo e do Serviço Social não ficaram por fora dessa inovação.

Assim, existem perfis os quais a finalidade gira em torno da publicação de dicas de como ensinar e aprender inglês; dicas de como escrever uma redação de ENEM; regras gramaticais da língua portuguesa; e até mesmo perfis muito didáticos focados em temas, como o marxismo, que é ideologia base do Serviço Social; perfis focados em movimentos sociais, explicando-os de maneira  fluida e clara.

@inglesdaluiza

Já errou a pronúncia de alguma delas? 🙃 #inglesdaluiza

♬ All The Things She Said – t.A.T.u.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *