Clickbait é uma tática usada na internet para gerar tráfego online por meio de conteúdos enganosos ou sensacionalistas. O termo também refere-se à quebra de expectativa por parte do usuário que “caiu” na isca de cliques.
https://rockcontent.com/br/blog/clickbait/
![Jornais faturam com anúncios picaretas disfarçados de notícia](https://theintercept.imgix.net/wp-uploads/sites/1/2020/09/out7.png?auto=compress%2Cformat&q=90)
Os clickbaits possuem a proposta de prometer responder dúvidas ou resolver problemas de forma rápida e simples, o que muitas vezes seria impossível. Na maioria das vezes, eles possuem títulos atraentes e “fisgam” o leitor com notícias (supostamente) chocantes e promessas de resolver questões com produtos ou táticas exclusivas.
Como identificar um clickbait
Normalmente, os posts possuem características fáceis de identificar e dificilmente alguém que está atento a elas cairá no bait.
- uso frequente e constante de pontos de exclamação;
- expressões como “você não vai acreditar”;
- criação de um senso de urgência no título, como se você não pudesse passar mais nem um segundo sem descobrir do que se trata;
- uso de imagens que despertam a curiosidade, mas que não dizem muita coisa.
Lista disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/clickbait/
![](https://theintercept.imgix.net/wp-uploads/sites/1/2020/09/out1.png?auto=compress%2Cformat&q=90)
O problema dos clickbaits se encontra principalmente no fato de eles prometerem coisas que não podem ser feitas na prática, além disso a cada click os leitores são levados a sites cheios de notícias falsas e conteúdos duvidosos, mas que mesmo assim, conseguem arrecadar certa quantia de dinheiro por meio de um simples acesso.
Deixe um comentário