Bitcoin: o que é e como funciona

0 que é o Bitcoin

“Um Bitcoin é basicamente uma moeda, tipo um dinheiro mesmo, que pode ser usado para transações, compra e venda pela internet. A moeda circula exclusivamente na forma digital e não existe de forma física, não podendo ser controlada por nenhum país, governo ou banco.

Criado em 2009 por um programador, Satoshi Nakamoto, o bitcoin tinha o objetivo de descomplicar as negociações na internet. E é assim mesmo que elas acontecem: diretamente entre as duas partes envolvidas, sem a necessidade de intermediação de terceiros, como bancos, por exemplo. Ele circula por uma rede extremamente segura e protegida.”

https://www.infomoney.com.br/mercados/criptos-hoje-as-noticias-que-movimentam-as-moedas-digitais-nesta-quinta-feira-251121/

Como funciona?

“Um bitcoin (ou uma parte dele) é representado por um código complexo que ninguém consegue alterar. Então, quando alguém compra um bitcoin, é esse código que a pessoa está comprando. 

As negociações com a moeda acontecem através da Blockchain, uma rede segura que funciona com criptografia. Daí o termo criptomoeda, ou criptoativo. A criptografia é uma forma de embaralhar as informações, de forma que só quem tem uma chave específica pode decifrar o conteúdo. Ou seja, só quem comprou e quem vendeu consegue ter acesso.

Na Blockchain, todas as transações já realizadas ficam armazenadas, e as futuras negociações são controladas, protegendo o sistema de fraudes. O registro e a validação dessas negociações são feitos por pessoas que usam computadores específicos, super potentes, para checar se está tudo certo com as duas partes da negociação. A recompensa por essa mediação é nada mais, nada menos, que unidades de bitcoins.

Mas nem todos ganham a recompensa. O bitcoin tem unidades limitadas: são até 21 milhões de moedas, lançadas pouco a pouco.

Vamos então pensar em uma transação como se ela fosse um metal precioso, protegido por uma equação matemática gigantesca: Só o primeiro que conseguir, por meio de milhões de cálculos, resolver essa equação, é recompensado com bitcoins. Por isso, esse processo é chamado de mineração.

Minerar bitcoins pode parecer interessante, mas necessita de investimento alto e muito tempo, uma vez que os computadores específicos para mineração custam caro. Essa é só uma das formas de ter bitcoin como parte dos investimentos. Existem também outros produtos e outras criptomoedas no mercado.”

FONTE: https://blog.orama.com.br/2021/08/19/bitcoin-o-que-e-como-investir-orama/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=search-login-ong-br-dsa-categoria&utm_content=categoria-categoria-pesquisa&utm_term=na-texto-07%2F03%2F2019-&gclid=Cj0KCQiAnaeNBhCUARIsABEee8WfplJ1wqJBV8ui6LsrkEubqMJNp9H2YsVzg8pLhhqLSEA-DcGs3UEaApOHEALw_wcB

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *