Big data: o que é e qual sua importância

Se você é uma pessoa ligada no mundo digital e nas tecnologias atuais, já deve ter ouvido falar sobre big data. Afinal, essa área de conhecimento tem dominado as atividades de empresas de diferentes setores e contribuído significativamente com os resultados delas. Contudo, grande parte das pessoas não conhecem, de fato o conceito e a importância do Big data.

(Fonte: Canaltech)

Definição e história do Big data

A definição de big data são dados com maior variedade que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior. Isso também é conhecido como os três Vs. Simplificando, big data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados

Pode não parecer, mas o conceito de big data é relativamente antigo. Afinal, não é de hoje que uma quantidade enorme de dados são processados pelos sistemas. Se você puxar na memória, vai se lembrar de quando os britânicos criaram uma máquina para decifrar os códigos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, com o invento, milhares de mensagens eram decodificadas em questões de segundos. Ou seja, já se empregava big data.

No entanto, apenas em 1997 é que o termo foi usado pela primeira vez. Mas foi oficialmente difundido a partir de 2005, com a publicação de um artigo de autoria de Roger Magoulas, que trabalhava na companhia O’Reilly Media. Magoulas também foi um dos responsáveis por dar origem ao conceito de Web 2.0.

(Fonte: https://www.oracle.com/br/big-data/what-is-big-data/ e https://ead.ucs.br/blog/big-data)

A importância do Big data

O big data não é apenas uma ferramenta de volume de dados. Ele é, na verdade, um mecanismo estratégico de análise. Isso porque, ao coletar, organizar  permitir a interpretação dos dados obtidos, é possível obter insights importantes sobre questões variadas.

Nas empresas, por exemplo, o processo torna possível identificar oportunidades de negócio. A expressividade do big data é tanta que, em 2020, ele deve concentrar boa parte dos investimentos das organizações que se dedicam à transformação digital. Uma pesquisa realizada pela AVEVA, empresa especializada em software industrial e de engenharia, ouviu 1.240 executivos do mundo todo. O estudo constatou que Inteligência Artificial, Cibersegurança e Design de Engenharia são as prioridades do cenário corporativo para este ano. A análise de volumes de grandes dados é o principal foco. Inteligência Artificial foi mencionada por 75% dos entrevistados. Depois aparece Realidade Aumentada (64%), Realidade Virtual ou Mista (60%) e Processamento de Big Data (59%).

Os 3 Vs do Big data

(Fonte: ResearchGate)

O conceito de big data considera três grandes pilares. São eles:

Volume

O big data não está relacionado a dados individuais e sem expressão. Ele compreende um volume alto e que, de fato, tem relevância e peso para a tomada de decisões. 

Velocidade

Como estamos falando em alto volume, a velocidade da coleta, organização e análise precisa ser proporcional. Do contrário, esse seria um esforço incapaz de dar conta das  informações recentes. Em outras palavras, haveria o risco de sempre correr atrás do prejuízo.

Variedade

No big data, os dados não possuem uma única origem. Na verdade, a complexidade está em receber dados de lugares variados, em formatos muitas vezes distintos, e extrair informações valiosas deles. 

Importante dizer ainda que estes são os principais pilares do big data, mas não únicos. Correntes modernas defendem a existência de 7 Vs, acrescentando à lista: valor, veracidade, visualização e variabilidade.

(Fonte: https://ead.ucs.br/blog/big-data)

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