Winter Is Coming: a comoção pública gerada por Game of Thrones

Durante uma época marcada por um turbilhão de adaptações literárias, o canal HBO decidiu investir na série de livros “Crônicas de Gelo e Fogo” dando origem ao fenômeno mundial que conquistou 59 emmys e, segundo Correio do Estado, alcançou mais de 2 milhões de telespectadores apenas nos Estados Unidos. Ainda que tenha seus impasses ao que diz respeito ao encerramento, a série conquistou o coração dos fãs de maneiras inimagináveis. Existirá algo igual ao que foi Game of Thrones?

Davos Seaworth (Liam Cunningham), Jon Snow (Kit Harington) e Tyrion Lannister (Peter Dinklage) em cena de Game of Thrones | Foto: Divulgação/HBO

Seu lançamento se deu num momento muito específico da história da humanidade, a Televisão ainda era um meio de ditar tendência na mesma medida que a internet se popularizava e as redes sociais conquistavam o protagonismo, transformando-se numa ferramenta auxiliar à programação principal acompanhada em coletivo na TV.

A mídia consumida no canal escolhido era, paralelamente, convertido em diferentes conteúdos online, seja em forma de memes, teorias ou simples comentários. Dessa forma, canais sólidos de comunicação entre fãs foram se consolidando, trazendo uma facilidade de interação rápida jamais vista antes e proporcionando cada vez mais marketing orgânico para a história de Westeros.

Assistir Game of Thrones se tornou uma experiência social coletiva de domingo à noite, felizmente não apenas online. A produção também conseguiu conquistar um espaço único ao ganhar um público tão consolidado que se juntava aos montes em bares e pubs para acompanharem juntos aos episódios semanais.

Felicitações aos sortudos que viveram essa emoção única e meus sentimentos àqueles que nunca saberão o sentimento dessa emotividade em massa.

Write a Comment