Como o domínio TV dominou a internet

Falando dessa forma parece que a televisão reconquistou a internet, mas vamos tratar de algo mais interessante, do domínio de uma pequena ilha pelas mídias.

O domínio

Ele é nada mais que aquele finalzinho dos links que encontramos dos sites, mas além de te levar para uma página, ele é um referencial para outros códigos.

Pode ser definido como um registro único para seu website, no qual um endereço escrito com um domínio reconhecido, será mais fácil marcar a memória do público alvo, e com isso ajudará a ser encontrado mais rapidamente. Assim como o final deste site.

É um dos pontos principais que devem ser analisados para se marcar presença quando se pensa em construir uma página, também essencial para a infraestrutura da internet e saber como se comunicar e marcar presença nesse meio entre outros trilhões. Para se obter um, é preciso ser verificado pelo registro.br ou em uma empresa de hospedagem.

Mas não confunda com a URL (Uniform Resource Locator), mas este é o endereço completo de um site, formado por pelo menos um protocolo(mostra se o domínio tem um certificado-SSL), um domínio e um caminho (endereço).

Com certeza o mais famoso dos domínios é o .com, conhecido mundialmente e usado pela grande maioria dos sites, mais especificamente 46,5%! Há também aqueles que transmitem um tópico genérico, como .info para sites de informação, .edu para instituições educativas, .app aos aplicativos e .gov do governo. Outros que você pode conhecer são os .net, .tech e .link

O ponto que eu queria chegar era que eles também podem se referir a siglas dos países, usando duas letras apenas, como o Brasil sendo .br, Estados Unidos de .us, Japão de .jp, Espanha de .es.

E que raios é essa ilha?

Depois de toda essa explicação, posso te contar como chegou tanto dinheiro para uma ilhazinha somente por causa de seu domínio.

Tuvalu, na Polinésia, é uma pequena ilha independente, localizada no sul do Oceano Pacífico. Depois de 22 anos de sua independência, foi negociado o contrato de negociação de seu nome de domínio na internet, o .tv!

Assim, ele é consequentemente utilizado por vários sites de entretenimento, programas de televisão e mídias em geral, concedendo em média US $50 milhões de *royalties em torno de 12 anos.

*Royalties significa privilégio, sendo uma quantia paga pelos usuários para ter o dinheiro de usar um domínio.

Esse dinheiro foi usado para entrarem na ONU, e em meio a mudanças climáticas, foi reconhecido como uma área de preocupação pelos ambientalistas. Hoje, com sua entrada nas Nações Unidas e recebendo uma boa quantia todos os anos pelo .tv, contribui para a reconstrução causadas no seu meio ambiente.

Créditos:

Diferenças entre Domínio, Servidor de Hospedagem e Servidor de E-mail (rockcontent.com)

Write a Comment