A evolução histórica do percentual de evangélicos no Brasil utilizando a ferramenta Flourish

O crescimento da população evangélica no Brasil é um fenômeno que está em evidência. Muito disso, se deve a presença marcante de figuras controversas em vários espaços públicos. Utilizando a ferramenta de infográficos Flourish, é possível ver o tamanho deste crescimento ao longo das últimas décadas.

Tal crescimento está ligado a muitos fatores. Entre eles, pode se notar a estrutura na qual as religiões pentecostais e neopentecostais se moldaram. É uma estrutura mais simples, flexível do que a católica ou outras protestantes. Para a criação de uma igreja, basta a formalização dentro de um cartório de registro como nos informa a publicação do Nexo. Não existe todo o centralismo do Papa para os católicos nem toda a hierarquia dessa. Muitas vezes, apenas autorizações do representante de uma central caso queira utilizar a nomenclatura.

Outro aspecto importante é que:

… apesar de a formação de líderes religiosos nas igrejas pentecostais e neopentecostais variar bastante, podendo durar semanas ou meses, o processo tende a ser rápido, diferentemente da longa preparação exigida de padres católicos ou de representantes do protestantismo histórico.

Jornal NEXO

Com estas vantagens, em um processo histórico que contou com muitas outras características, alguns podem citar a teologia da prosperidade e sua filosofia de vida, é possível visualizar como o aumento do número de fiéis vem ocorrendo em um passado não muito distante, como pode ser observada a partir deste infográfico:

É interessante notar, que há a possibilidade de o número de evangélicos ultrapassar o número de católicos a partir de 2032, demonstrando assim seu êxito, seguindo este modelo de crescimento como demostra a Veja.

Passo a passo do infográfico Flourish

Para a construção desse infográfico referido acima, o primeiro passo foi a busca pelos dados pertinentes em sites de informação que são o Nexo e a Veja. Em segundo ponto, foi feito o login na página do Flourish.

A partir disso, foram escolhidas as formas em gráfico do tipo coluna com o preenchimento dos valores observados nas matérias em referência.

Escolha do modelo de gráfico.

Preenchimento da tabela com os dados para gerar o gráfico.

E por fim, gera-se o produto em imagem ou em html.

Fontes acessadas:

Write a Comment