Acessibilidade e Moda Digital

MODA IMPORTA – Um podcast sobre moda pra quem gosta de moda via Spotify

No começo, a humanidade utilizava peles e couros de animais como formas de vestimento. O tempo passou, o couro e a pele ainda eram utilizados, mas agora tecidos de origem vegetal também faziam parte do cotidiano das pessoas, como sedas e algodão. Um pouco mais pra frente, o conceito de ressignificação vem à tona, e também a preocupação com o meio ambiente, então a matéria prima para as roupas se tornou, por exemplo, o plástico.

Hoje, na era digital, a matéria prima para os tecidos não existe. Na verdade, existe, mas não precisa necessariamente ser usada. Dito isto, temos o conceito de Cripto Fashion, onde a moda e o digital caminham lado a lado. A Moda Digital se da a partir de uma perspectiva capitalista e burguesa, onde só aqueles que tem acesso a recursos como os NFTs podem se utilizar dela.

Roupa de Pele Animal – Período Pré Histórico
Tecidos de Algodão e Linho – Idade Antiga
Roupa de Lã – Idade Média
Roupa de Algodão e Lã – Idade Moderna
Roupa de Algodão – Idade Contemporânea
Roupa Digital – Idade Digital

Cripto Fashion, nada mais é do que uma edição, ou uma colagem, onde uma pessoa tira fotos, e “encaixa” nessas fotos NFTs de peças únicas e de marcas. O Mercado de Moda Digital nunca foi acessível, nem mesmo quando estava se estruturando, peças que competem com preços de marcas de grife, mesmo a roupa nem existindo no mundo real.

Nike lança coleção de tênis digitais para o Metaverso; preço chega a R$ 2,8 milhões

O conceito de Moda Digital entra em conflito com o conceito de Moda Inclusiva, que tem como base a citação de McQueen abaixo, os NFTs nunca foram acessíveis, e pode ser que nunca sejam. Desta forma, a disparidade social e a falta de proximidade entre o topo e a base da pirâmide sempre irão existir e a Moda Digital não será uma das ferramentas para acabar com esse mal.

“Vejo o que passa na cabeça das pessoas, aquilo que elas não querem admitir ou encarar. Os desfiles são sobre o que está enterrado na mente delas.”

Alexander McQueen

Por fim, vale ressaltar que o mercado atual da moda não se limita apenas ao Cripto Fashion, e que existem outros caminhos, como o A Moda do Futuro, que citaremos em um futuro próximo onde os fios das roupas são produzidos a partir de material reciclável, ou até mesmo as grandes Maison’s e Marcas de Luxo, que vem apresentando propostas completamente diferentes para a atualidade.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *