Chat GPT e Inteligência Artificial: O impacto das novas tecnologias na era das Fake News

Lançado oficialmente em novembro de 2022 pela empresa OpenAI, o Chat GPT, que significa Generative Pre-trained Transformer, é uma plataforma na qual permite que os usuários interajam com ele através de mensagens para responder perguntas e realizar tarefas.

Qual a relação da Inteligência Artificial com as Fake News?

Quando o assunto é a desinformação, o mundo digital é um dos principais meios de disseminação dessas notícias. Tal questão pode ser verificada pela quantidade de fontes de divulgação dispostas na Internet, como as próprias redes midiáticas – Twitter, Instagram e TikTok – que, por conta da globalização, se espalham rapidamente para diversos usuários.

As notícias falsas são ainda mais evidentes no âmbito da disseminação, visto que o sensacionalismo e os assuntos polêmicos são tópicos que chamam a atenção do público, gerando dessa forma, uma visibilidade maior para esse tipo de conteúdo. Além disso, esse fenômeno decorre majoritariamente dos próprios consumidores da mídia, que não se preocupam em autenticar a veracidade dos fatos.

Um exemplo da Inteligência Artificial inserida no contexto de notícias falsas, foi a repercussão em março de 2023, em que o Papa Francisco aparece utilizando uma puffer branca. A imagem gerou diversas polêmicas e muitos acreditaram se tratar de uma foto real, entretanto a verdade é que a foto foi uma criação feita por I.A. – o Midjourney.

Imagem de Papa Francisco gerada por inteligência artificial – Foto: Reprodução/Divulgação

“A imagem do Papa não ensina a gente sobre o futuro da IA, mas sobre o futuro das redes sociais. Assim como no passados tivemos uma curva de aprendizado para lidar com redes sociais (para dar um exemplo, quem não lembra de algum famoso deixando o número do celular pessoal aberto na rede), agora passaremos por uma nova curva de aprendizado. Não aprendemos ainda a lidar com textos falsos, agora teremos que aprender a lidar com imagens, vídeos e áudios falsos. A imagem do Papa é relevante nessa discussão por ser algo simplório. Apesar da relevância, não é um disco voador ou um pé grande. Em um mundo que beira o surreal, o pontífice usando uma roupa da moda ou o Trump sendo preso são possíveis, ainda q improváveis. Teremos que aprender a lidar com isso, e rápido”, diz Ricardo Cavallini, professor da Singularity University.

Write a Comment